Secretaria Municipal de Educação

A SMED tem como principal atribuição elaborar, implantar e coordenar a política educacional do município de Porto Alegre.

A Secretaria Municipal da Educação é uma das mais antigas da prefeitura de Porto Alegre: foi criada em 1955. À SEMD cabe elaborar e implantar a política educacional municipal, assim como regular e coordenar a prestação de serviços no ecossistema do ensino infantil e fundamental.

Mais de 70 mil alunos são atendidos nas redes cuja gestão está diretamente a cargo da SMED – a Rede Municipal de Ensino (RME) e a Rede Comunitária de Ensino (RCE). A qualidade da educação oferecida a crianças, jovens e adultos é a prioridade do trabalho da Secretaria.

Sua competência legal abrange a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Gabinete

Prof. Dr. Adriano Naves de Brito
Prof. Dr. Adriano Naves de Brito
Secretário
Chefe de Gabinete
Maria Fernanda Bermúdez
Assessoria de Comunicação
Luzia Marques Lindenbaum
Diretoria Pedagógica
Maria Claudia Bombassaro
Diretoria de Parcerias
Paulo Ardenghi
Diretoria de Recursos Humanos
Itanajara Risther da Silveira Silva
Assessoria Jurídica
Leila Maria Reschke
Assessoria de Pesquisas e Informações Educacionais
Assessoria de Planejamento