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Transporte e Circulação

Carris participa de programa para melhor aproveitamento do diesel

01/03/2019 17:39
Cristine Rochol/PMPA
SMIM
Ações estão sendo implantadas com custo zero para a empresa

A Carris vai participar do Programa Nacional de Eficiência Energética do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat).  O objetivo da empresa é se capacitar para o melhor aproveitamento do óleo diesel e com isso economizar recursos financeiros e ampliar a preservação de peças e equipamentos. Além disso, o programa tem foco na redução de emissão de poluentes e na diminuição do número de acidentes.

As ações estão sendo implantadas com custo zero para a Carris, e o primeiro workshop para treinamento foi oferecido a uma das equipes de fiscalização da Companhia. Foi aberto pela diretora-presidente da Carris, Helen Machado, e pelo diretor do Sest Senat, Pedro Pasqualini Fabbrin.

“O objetivo desses encontros é mobilizar os líderes da operação para que estejam engajados e atuantes em todas as etapas do programa. A conquista do resultado só será atingida com o apoio de todos”, explicou Helen Machado. Foram abordados três temas estratégicos: direção econômica, gestão de combustível e gestão de frotas.

As próximas etapas serão o treinamento dos motoristas e a realização de um projeto piloto de telemetria, que estabelecerá parâmetros de consumo de diesel de acordo com a operação dos ônibus.

Com a participação da Carris no programa, todos os processos ligados ao consumo de diesel serão reavaliados, com acompanhamento da área de Recursos Humanos, para a identificação das possibilidades de melhorias. Após a aplicação de todas as etapas, a Companhia receberá certificado reconhecido internacionalmente.

O Sest Senat é uma entidade corporativa voltada para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica do setor de transporte. Vem aplicando o Programa Nacional de Eficiência Energética em conjunto com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) desde 2017. A metodologia foi desenvolvida por meio de convênio internacional com a National Resource of Canada, entidade ligada ao governo canadense, e a International Council on Clean Transportation, grupo independente de pesquisa com sede em diversos países.

 

 

 

Fernanda Schwengber Leal

Fabiana Kloeckner