Animais

Adoção de cães e gatos

O Gabinete da Causa Animal mantém o programa Me Adota?, sob a responsabilidade da Patas do Mundo Vet Assistance Ltda., que busca garantir um lar para cães e gatos albergados na Unidade de Saúde Animal Victória (USAV), vítimas de maus tratos e de abandono. Todo animal adotado tem assegurado atendimento médico veterinário vitalício e gratuito junto a USAV. Para o atendimento clínico é importante levar documento comprobatório da adoção do animal junto com a carteira de vacinação.

Requisitos / Documentos necessários

• Ser maior de 18 anos;
  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante de residência;
  • Cães: coleira/ guia
  • Gatos: caixa de transporte

Principais etapas do Serviço

• Apresentação dos documentos;
  • Entrevista com a equipe da Patas do Mundo;
  • Assinatura do formulário de adoção.

Unidade de Saúde Animal Vitória (USAV): Estrada Bérico José Bernardes, 3489, Lomba do Pinheiro

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Sem prazo definido.

Formas de Prestação de Serviço

Presencial: adoções podem ser realizadas de segunda a sexta-feira na USAV das 9h às 16h. Em breve, estarão disponíveis informações sobre os animais nas mídias sociais do abrigo:

Instagram - @meadota.usav

Dúvidas Frequentes

Em caso de abandono de animais

Infelizmente, não contamos com serviço de resgate/recolhimento, assim como não há espaço para recolhimento pela Prefeitura de todos os animais que surgem através de demandas. O abrigo municipal encontra-se há meses operando acima da sua capacidade, dificultando a permanência de novos animais no local. Todas as demandas do Gabinete são analisadas, entretanto priorizamos os casos em que podemos atuar e que temos capacidade de solução das situações. Prezamos pelo bem-estar de todos os animais em nossa cidade e sabemos que o trabalho é longo, porém dia após dia buscamos melhorar nosso serviço para a nossa cidade.

Se possível, sugerimos realizar a divulgação nas redes sociais, pois são uma boa alternativa para a doação de pets. Infelizmente não temos como indicar nenhuma ONG e não temos uma relação de pessoas disponíveis, nem contato com ONGs que possuam este tipo de lista de interessados em adoção. Podes também buscar associações que atuam na causa animal na internet, assim como um lar temporário para ficar com o animal até que encontre um adotante.

É importante ressaltar que abandono é crime e deve ser denunciado à polícia. Se souber a identidade do dono, o requerente pode registrar um Boletim de Ocorrência e ligar para uma Delegacia de Polícia para que o tutor seja criminalmente responsabilizado, pois abandono é crime com punição prevista em lei.

Em caso de resgate de animal em locais de difícil acesso

Contate a Brigada Ambiental para verificar a possibilidade de auxiliar a prendê-lo (98501-6672), ou os Bombeiros.

Reiteramos que não temos condições de acolher estes animais.

Atualizado em
17/04/2024