Demhab acompanha liberação de trecho para obras da Tronco

27/06/2019 18:06
Luciano Lanes/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Famílias que tinham residências no traçado da avenida foram retiradas

A demolição de dez casas de famílias reassentadas ocorreu nesta quinta-feira, 27, no trecho atual da obra de duplicação da avenida Tronco. O processo foi acompanhado pela Superintendência de Ação Social e Cooperativismo e a equipe técnica do Departamento Municipal de Habitação ( Demhab). Desde a retomada da obra, em 2018, já foram reassentados os moradores de 52 casas. Ainda faltam 50 residências para demolir no local.

O superintendente Emerson Côrrea destaca o trabalho atento para a região. “ O Demhab busca agilizar, o máximo possível, a transferência das famílias para a liberação total do trecho necessário para a conclusão da obra”, enfatiza. O Demhab está em diálogo permanente com as famílias para a desocupação das casas.

Para a obra, foi necessária a retirada das famílias que tinham residências no traçado da avenida. Foram oferecidas duas opções: aluguel social ou bônus moradia. As que escolheram o aluguel social aguardam a construção das unidades planejadas para a região. As que optaram pelo bônus recebem uma indenização para a compra de uma nova residência em novo local. Ao todo, são 195 famílias cadastradas para o bônus e com garantia de recurso financeiro empenhado.

Com um investimento total de R$ 31,3 milhões, serão construídas 356 unidades em três condomínios: Jacuí, Banco da Província e Dona Zaida, que devem ser entregues em um prazo de 18 a 24 meses, a partir da ordem de início da obra.

Obras - A Tronco faz parte do conjunto de obras de mobilidade urbana da Capital. As obras começaram em 2012 e foram paralisadas em 2016. Foram retomadas em junho de 2018. O consórcio responsável pela obra é formado pela Construtora Pelotense, Toniolo Busnello e Brasília Guaíba. O empreendimento está no trecho 3 e 4 com serviços de pavimentação, drenagem pluvial, esgoto cloacal, rede de água e rede de iluminação.

Vila Nazaré: reassentamentos seguem cronograma

Maria Emilia Portella