Dmae deve assumir a Dmap e suas atribuições

03/12/2018 08:50

A Prefeitura de Porto Alegre encaminhou à Câmara de Vereadores, na última sexta-feira, 30, projeto que visa à possibilidade de incorporação, por meio de convênio, da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (Dmap), antigo DEP, ao Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae). A Dmap é responsável pela manutenção das redes pluviais, casas de bombas e serviços de dragagem. A ação busca agilidade na prestação dos serviços e nas atividades de responsabilidade da administração pública. Possibilita também a utilização da reconhecida expertise em gestão do Dmae no saneamento e recursos hídricos. Ainda facilitará o entendimento da população quanto à responsabilidade pela manutenção e conservação dos serviços e das obras de esgoto, propiciando um atendimento mais célere e eficaz aos cidadãos.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, o principal benefício para a população será a solução mais rápida para as questões que envolvam redes de esgoto na cidade. "Ao ligar para o fone 156, para registrar o seu problema, o cidadão será redirecionado ao Dmae. Antes, precisava ser definido se o esgoto era pluvial ou cloacal. Muitas vezes, equipes não podiam resolver as demandas, por não ser atribuição daquela área. A lógica é descomplicar o entendimento, tanto na manutenção,quanto nas obras de esgotos do Município", completa Rosário.

Os contratos e convênios também serão repassados ao Dmae. Com relação aos cerca de 120 servidores da Dmap/DEP, receberão treinamento e serão cedidos ao quadro de pessoal do Dmae, com a equiparação financeira a dos servidores do órgão.

Fabiana Kloeckner