Dmae promove reunião sobre a obra de esgoto do Arroio Cavalhada

14/06/2019 09:00
Maria de Lourdes Wolff/DMAE PMPA
reunião
Trabalho Social do Dmae tem o objetivo de estabelecer um diálogo com a população

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) promoveu uma reunião com os moradores do bairro Cristal, Zona Sul de Porto Alegre, na noite desta quinta-feira, 13. A iniciativa teve como objetivo esclarecer os moradores da região sobre o andamento das obras de implantação do coletor de esgoto cloacal na bacia do arroio Cavalhada.

O encontro contou com a participação de moradores da região e da Presidente da Associação Mulheres de Anita  Garibaldi, Rosaura  Duarte. Na oportunidade  os técnicos do Departamento, o engenheiro Jorge Antonio Brino Junior e a assistente social Patrícia Tompsen Bandel , informaram à comunidade sobre os procedimentos necessários e os impactos para a realização desta obra. Outro  assunto abordado na reunião foi a realização do Trabalho Técnico Social (TTS) com a comunidade atendida pela obra, onde a assistente social do Departamento explicou como será realizado o trabalho. Patrícia enfatizou que parte do esgoto ainda é despejado no Guaíba sem tratamento e que, com todos fazendo a sua parte, verificando se sua residência está ligada corretamente na rede, por exemplo, estarão ajudando a universalizar o tratamento de esgoto da cidade.

Obra - O coletor tronco será implantado entre as ruas Octávio de Souza e Jataí, numa extensão de  3,1  quilômetros, nos diâmetros de canalizações que variam de 150 a 700 mm, beneficiando cerca de 36.470 habitantes, em torno de 11 mil famílias. Esse trecho terá um custo de R$ 2,4 milhões e deverá estar concluído em dezembro. A obra de implantação do coletor tronco C-2 do Arroio Cavalhada é financiada pela Caixa Econômica Federal (OGU - PAC2).

Histórico - O Trabalho Social do Dmae é realizado em parceria com empresas contratadas, atua em áreas recém  regularizadas ou ocupações irregulares do solo em Porto Alegre e tem o objetivo de estabelecer um diálogo com a população orientando sobre o uso adequado das redes de abastecimento de água e de esgoto. Os projetos nas bacias dos arroios Dilúvio, Capivara e Cavalhada têm como objetivo realizar a separação do esgoto, ligando as residências às redes de esgoto corretas (cloacal) para que seja levado para tratamento na Estação de Tratamento de Esgotos Serraria. A obra da bacia do Arroio Cavalhada  faz parte das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Zona Sul.

Maria de Lourdes Wolff

Taís Dimer Dihl