Dmae tem nova empresa para leitura de hidrômetros

24/10/2019 11:06
Andréa Menezes/DMAE PMPA
ÃGUA E ESGOTOS
Equipes irão passar por treinamento teórico e prático para atuar na função

Uma nova empresa fará a leitura de hidrômetros para o  Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) a partir de 5 de novembro. A Fimm Brasil Ltda substitui a Adalma Zeladoria Ltda, responsável pelo serviço desde 2015. O novo contrato implementará algumas mudanças para otimizar o processo de leitura, como a utilização de smartphones com sistema Android pelos leituristas, exigência de foto para comprovação de impedimentos de leitura e de monitores de equipes para controle dos profissionais em campo.

As alterações foram incorporadas à realização das atividades a partir da observação e identificação de oportunidades de melhoria no processo de leitura de hidrômetros. Os leituristas estão sendo contratados pelo Sine de Porto Alegre e o processo seletivo é de responsabilidade da empresa, que começa a atuar dentro de quinze dias.

Antes do efetivo exercício da função, as equipes irão passar por treinamento no Dmae, ministrado internamente pela Coordenação de Leitura e Equipe da Qualidade, sob orientação da Universidade Corporativa do Dmae (UniDmae). A formação prevê mais de uma semana de atividades teóricas e práticas, destinadas a cerca de 60 contratados. Os objetivos do treinamento são repassar informações técnicas sobre hidrômetros e procedimentos referentes à realização da leitura de hidrômetros e impressão simultânea de conta, assim como sobre a estrutura, funcionamento e sistema de gestão do Dmae e da Prefeitura de Porto Alegre.

Leitura do hidrômetro - A leitura é o registro da numeração do hidrômetro que indica a metragem cúbica responsável pela determinação (apuração) do consumo de água no imóvel no qual está instalado e/ou apontamento de códigos de anormalidades ou irregularidades com relação ao acesso e conservação do hidrômetro e cavalete. Todo mês, os profissionais fazem a leitura do hidrômetro, domicílio a domicílio, e emitem a conta de água.

Andréa Menezes

Taís Dimer Dihl