Mostra de arte no Dmae é alusiva ao Dia do Servidor Público

02/10/2019 16:19
Aline Coelho/DMAE PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
Visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30, até o dia 1º de novembro

A galeria de arte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recebeu na noite de terça-feira, 1º, os participantes da tradicional Mostra dos Servidores e seus convidados. O evento, que se realiza anualmente desde 1999, é uma das atividades alusivas ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, e também uma chance de confraternização entre colegas. Este ano estão expostos trabalhos de 13 funcionários, nas modalidades arte em sucata; confecção de bonecas; desenho a lápis; escultura em cortiça, madeira, metal, resina e outros materiais; fotografia e pirogravura.  

As motivações dos artistas variam desde a curiosidade até a gratificação de materializar o sentimento de ancestralidade, de pertencimento à raça negra; da vontade de inovar até causar nas pessoas uma sensação estética; ou de reverenciar a água - que remete ao trabalho do Dmae com o saneamento - e o pôr do sol enquanto metáfora da oportunidade de renovação. Na carona das obras produzidas surgem os projetos futuros dos autores: para Luciano Corrales, que coleciona miniaturas de motocicletas e produz motos com sucata, é fazer uma viagem solo sobre duas rodas pelos 223 km da área onde ficam as pirâmides do Egito, no Cairo; para José Francisco Vidal Machado, é começar a fabricar móveis com pneus reciclados. 

A seu tempo, cada um dos participantes da mostra se reconhece como um agente modificador da própria vida e da vida do observador da obra de arte. O guarda municipal Joel de Oliveira Pedroso diz que, aos 52 anos, tem prazer em ver sua arte evoluindo a partir do repensar a própria existência. ”Desde menino eu gostava de fazer entalhe em cabo de vassoura. Aí a gente vai aperfeiçoando e o Dmae também é inspirador. Levei dois dias para concluir o desenho desse prédio centenário tão bonito. A gente se realiza ao ver o trabalho pronto”. 

Endereço da Galeria de Arte do Dmae: 
Rua Vinte e Quatro de Outubro, 200, no jardim da hidráulica Moinhos de Vento

Visitação: 
De segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h30, até o dia 1º de novembro. Entrada grátis. 

Expositores da Mostra dos Servidores 2019:
Ana Cristina Linck Calero – GDCO
Andréa Menezes – UCS
Camila Ladwig – GDCO
Carlos Alberto K. Hoffmann – GCON
Deníria Dailani da Silva Falero – GSER
Guilherme Vieira – UCS Luciano Corrales – GARE
James Mendel Schostack – GDCE
Joel de Oliveira Pedroso – GSER
José Francisco Vidal Machado – GSER
Pedro Sales – Aposentado 
Rafael Figueiredo Rosa – DG
Wilson Germano da Silva –GTAG  

 

Ieda Pezzi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes