Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Água e Esgotos

Prefeitura e Dmae anunciam o início da obra de rede de água no 4° Distrito

01/02/2019 17:14

 

Eduardo Beleske/PMPA
EXECUTIVO
Marchezan destaca o plano de revitalização do 4º Distrito

 

A Prefeitura de Porto Alegre e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) anunciaram nesta sexta-feira, 1º, o início das obras de substituição de redes de água no 4º Distrito, em solenidade realizada na sede do Dmae, no Moinhos de Vento. Serão substituídos 32 quilômetros de canalizações antigas de água, com investimento de cerca de R$ 12 milhões em recursos próprios. A obra será dividida em quatro trechos e terá duração de 15 meses. Com este investimento, o Departamento visa qualificar o sistema de abastecimento da região.

“A obra no 4º Distrito é fundamental e vai ao encontro do plano de revitalização que temos para a região. Com a substituição da tubulação antiga teremos uma economia e evitaremos problemas futuros. Uma vez que não serão mais necessárias as constantes manutenções no sistema”, observa o prefeito. Marchezan também salienta que a substituição da rede evita que no futuro ocorram problemas como os que enfrentam os moradores do Extremo-Sul da Capital.

Além da obra de água, o Departamento também atuará nas canalizações de esgoto conforme esclarece o diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos. “Em conjunto com a obra de substituição das canalizações de água, serão avaliadas as redes de esgoto sanitário e os cadastros técnicos atualizados, com desvinculação do esgoto pluvial caso seja identificada alguma situação. Será um piloto que servirá de modelo para outras obras”, explica Nunes.

Passado e futuro -  Os secretários municipais de Serviços Urbanos e de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, enfatizaram a importância desta obra para a região. “O 4º Distrito é o passado, presente e futuro. A atual administração tem um plano de revitalização da região, que foi o berço da indústria da Capital, com a iniciativa privada. Com obras como esta queremos tornar o 4º Distrito mais atrativo”, afirmou o Secretário de Serviços Urbano, Ramiro Rosário.

Já o Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luciano Marcantônio, ressalta a busca de soluções “Este início de revitalização no 4º Distrito nos entusiasma muito. Com relação aos problemas da falta de água em algumas regiões, faz parte de uma série de problemas recebidos pela atual gestão, que está focada em buscar as soluções e dar sequência a todas as obras não concluídas”, diz.

Também estiveram presentes o secretário municipal de Comunicação, Orestes de Andrade Júnior, a diretora-geral Adjunta Luciane Skrebsky de Freitas, o presidente da Associação das Empresas dos bairros Humaitá e Navegantes, Luiz Carlos Camargo, os engenheiros do Dmae responsáveis pela obra, Airana do Canto, Paulo Luz, Carla Leão, Paulo Dourado, e os representantes das empresas contratadas para execução, bem como de representantes de vereadores.

Ruas que serão impactadas pela obra:

Área 1: Almirante Barroso, Almirante Tamandare, Álvaro Chaves, Câncio Gomes, Cel Solon D'Ávila, Conselheiro Camargo, Conselheiro Travassos, Consolação, Dante Santoro, Ernesto Fontoura, Guido Mondin, Missões, Moura Azevedo, Parque, Polônia, Rio Grande, Santos Dumont, São Pedro, Sete de Abril, Voluntários da Pátria.

Área 2: Brasil, Cairú, Comendador Tavares, Dois Voluntários - Pres. Castelo Branco, Dr João Inácio, Ernesto Fontoura, França, Frederico Mentz, Gilda Câmara Rocha, Maranhão, Mil Quinhentos Quarenta Um, Mil Trezentos, Mil Trezentos Dois, Mil Trezentos Doze, Mil Trezentos Quatorze, Missões, Pátria, Presidente Franklin Roosevelt, Rio Grande, Santos Dumont, Santos Pedroso, São Paulo, Sertório, Três-Pres. Castelo Branco-Voluntários, Um-Pres Castelo Branco-Voluntários.

Área 3: Almirante Tamandaré, Álvaro Chaves, Buarque de Macedo, Conde de Porto Alegre, Conselheiro Travassos, Ernesto Fontoura, Farrapos, Guido Mondin, Maranhão, Moura Azevedo, Parque, Polônia, Presidente Franklin Roosevelt, Quintino Bandeira, Santos Dumont, São Paulo, São Pedro, Visconde do Rio Branco.

Área 4: AJ Renner, Afonso Marques, Appeles Porto Alegre, Arabutan, Brasil, Cairú, Cel Dico de Barros, Comendador Tavares, Dona Margarida, Dr João Inácio, Farrapos, França, Frederico Mentz, Maranhão, Mil Trezentos Doze, Praça Navegantes, Pátria, Praça Pinheiro Machado, Presidente Franklin Roosevelt, Santos Pedroso, São Paulo, Sertório, Simão Kappel.

 

Paulo Ricardo Fontoura e Aline Coelho

Fabiana Kloeckner