Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Água e Esgotos

Turbidez da água causa desabastecimento no Extremo Sul e Leste

12/02/2019 15:54
Endrigo Valadão / PMPA
Serviço Emergencial - Departamento de Água e Esgotos (Dmae)
Serviço deverá ser normalizado na noite desta terça

A forte chuva que atingiu a Capital no final da tarde dessa segunda-feira, 11, causou excesso de turbidez (coloração) na água que está sendo captada no Lago Guaíba, durante a noite e ainda nesta terça-feira, 12. Com isso, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) teve de reduzir a produção de água da Estação de Tratamento de Água - ETA Belém Novo - impactando o fornecimento de água para os bairros Aberta Morros, Belém Novo, Chapéu do Sol, Hípica, Lageado, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Quirinas, Restinga, Leblon e Veludo.

A previsão é normalizar o serviço a partir da noite desta terça, podendo se estender até a manhã desta quarta-feira, 13, nas partes altas e nas extremidades da rede distribuidora. 

Na região da Lomba do Pinheiro, mais distante do sistema, serão enviados caminhões-pipa, conforme demanda do Centro de Relação Institucional Participativa (Crip) da região. A divulgação faz parte das ações definidas em reunião com a Defensoria Pública Estado (DPE/RS).

Aspecto da água - No retorno do abastecimento poderá ocorrer turbidez e cor escura devido ao arraste de micropartículas inertes, não prejudiciais à saúde, que eventualmente se desprendem das paredes internas da tubulação pela pressão da água. 

Informações do Dmae:
Fone 156, opção 2
Chat - centraldmae.procempa.com.br/chat/
Twitter - twitter.com/DMAEPOA
Facebook - www.facebook.com/DmaePortoAlegre/
Correio Geral – dmae@dmae.prefpoa.com.br

Aline Antunes Coelho

Denise Righi