Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Meio Ambiente e Sustentabilidade

Atividades do DMLU na Semana de Porto Alegre começam com plantio de mudas

22/03/2019 16:33
Bárbara Sanguin/DMLU
Plantio de mudas
Ação foi na Rua Frei Clemente, no bairro São José

seloO Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) dá início às programações dentro da Semana de Porto Alegre. Na manhã desta sexta-feira, 22, foi feito um Plantio Urbano Sustentável, na Rua Frei Clemente, no bairro São José. Na área atendida, o DMLU recolhia cerca de cinco toneladas de materiais, semanalmente, devido à existência de um foco crônico.

O serviço, previsto inicialmente para ser a instalação de uma placa proibitiva, foi ampliado para a execução de um plantio após solicitações pelo telefone 156 e visitas técnicas do DMLU. Desempenhado pela equipe da Coordenação de Gestão e Educação Ambiental (CGEA) do departamento, a iniciativa tem o objetivo de ocupar espaços que estão sendo utilizados como pontos de descarte irregular, mais conhecidos como “focos de lixo”.

Durante a ação, foi utilizado o composto orgânico produzido pelo próprio DMLU e foram plantados, em floreiras feitas com paletes recicláveis, arbustos e folhagens. Também foram usadas mudas doadas pela moradora Eva Nunes. 

"No local, vinham pessoas de carro descartar resíduos, deixando restos de obra e madeira, criando uma montanha de lixo"’, explica ela.


Ainda nas funções realizadas pelos técnicos da CGEA nesta manhã, foi montada a Estação DMLU no Largo Glênio Peres, das 9h ao meio-dia. No trabalho de sensibilização, foram abordadas questões como descarte irregular de resíduos e a importância de destinar corretamente óleo de fritura aos pontos de entrega disponibilizados, já que hoje é comemorado o Dia Mundial da Água. Para saber mais, acesse.

O intuito do cronograma desenvolvido pela CGEA na Semana de Porto Alegre é prestar esclarecimentos à população sobre o gerenciamento de resíduos. As atividades do DMLU seguem nos próximos dias (veja a programação abaixo).

“O momento de comemoração nos remete ao carinho que sentimos por Porto Alegre, e é com a motivação deste sentimento que vamos realizar essas ações de educação ambiental diretamente nas comunidades”, diz o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário. 

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Programação:

Sábado, 23, às 9h30:
Plantio Urbano Sustentável 
Local: Rua Maria Luíza Peres, 390, bairro Aparício Borges

Terça-feira, 26, às 13h30:
Estação Integrada de Compostagem                                                                                 
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Ildefonso Gomes, Rua Luiz Manoel,  2, bairro Santana

Quarta-feira, 27, às 13h30:
Tour dos Resíduos para funcionários do DMLU
Saída da sede do DMLU, Avenida Azenha, 631

 

Tassiane Costeira (estagiária) / Supervisão: Andiara Silva

Matheus Beust