Bairro Santa Tereza recebe Plantio Urbano Sustentável

DMLU/PMPA
Plantio de mudas
Foram plantadas folhagens, como Espada de São Jorge e Cabelinho de Anjo

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou na tarde desta quinta-feira, 21, um Plantio Urbano Sustentável na rua Correa Lima, 1600, no bairro Santa Tereza, na Capital. A decisão de executar o plantio no espaço surgiu após solicitações pelo telefone 156 e visitas técnicas do DMLU.

O serviço, desempenhado pela equipe da Coordenação de Gestão e Educação Ambiental do departamento, tem o objetivo de ocupar espaços que estão sendo utilizados como pontos de descarte irregular, mais conhecidos como “focos de lixoâ€. Na área atendida, o DMLU recolhia cerca de duas toneladas de materiais semanalmente.

Durante a ação, foram plantadas folhagens, como Espada de São Jorge e Cabelinho de Anjo, em floreiras feitas com paletes recicláveis. Também foi utilizado o composto orgânico produzido pelo próprio DMLU.

Para um dos moradores mais antigos da comunidade, o professor de geografia Ubirajara José Castelo Branco, que reside há mais de 35 anos no local, o plantio resolve um transtorno histórico da via:

“Essa foi a melhor coisa que aconteceu nessa rua nos últimos anos. Em toda a quadra, ficava lixo espalhado, mau cheiro e até fumaça tóxica pela queima de materiais. Agora vou ajudar a cuidar, junto com minha esposa. Para auxiliar na manutenção do espaço, vamos até doar mudas do nosso próprio jardimâ€.

O diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza, acredita que o serviço realizado é fundamental para a população já que há descarte irregular numeroso nesse ponto: "O projeto tem dado muito certo, pois conseguimos transformar um ambiente degradado em um lugar agradável".

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Redação de Laura Maria (estagiária) / Supervisão: Andiara F. da Silva

Matheus Beust