Bota-Fora atende cinco comunidades nesta sexta-feira

13/09/2019 09:01
Cristine Rochol/PMPA
DMLU
Estimulando o descarte correto, programa evita a formação de focos de lixo

O Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende 12 comunidades desta terça-feira, 10, até a sexta-feira, 13. O trabalho, que começa às 8h, tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU. No mês de agosto, a ação coletou 226,14 toneladas de resíduos. Nesta sexta-feira, 13, serão atendidas as comunidades Arado Velho (bairro Belém Novo), Dois Irmãos (bairro Rubem Berta), Otto Ernest Meyer (bairro Cidade Baixa), Vicente Martim (bairro Camaquã), Vila Ecológica (bairro Cristal).

O cronograma da primeira fase começou em fevereiro e foi atendendo cerca de 40 comunidades por mês até julho. Na segunda fase do projeto, o serviço retorna às 213 comunidades beneficiadas pelo programa, ampliando a área de atendimento e otimizando o serviço dos locais contemplados.

Para o diretor-geral do DMLU, René Machado de Souza, o Bota-Fora é uma oportunidade de auxiliar os cidadãos a realizarem o descarte correto, evitando a formação de focos de lixo. “O projeto é mais uma medida que busca preservar a saúde pública, visto que os materiais descartados irregularmente e expostos nas ruas também poderiam favorecer a proliferação de mosquitos e escorpiõesâ€, ressalta.

A iniciativa do Bota-Fora tem o objetivo de auxiliar a população a descartar corretamente os resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares como, por exemplo, eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, caliças e outros objetos volumosos. Também se destina a atender as comunidades cujos moradores não têm recursos para contratar as coletas pagas do departamento. Dessa forma, também é possível evitar que os resíduos descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, o que poderia causar alagamentos.

A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior ao serviço, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, esse tipo de iniciativa ajuda no combate e prevenção de pontos de descarte irregular. “Todos os meses, a prefeitura gasta cerca de R$ 1,8 milhão para limpar focos de lixo na cidade. O Bota-Fora possibilita que a população dê a destinação adequada aos resíduos que não são regularmente recolhidos pelas coletas tradicionais, como caliça e restos de obrasâ€, diz ele.

Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, clique aqui. Para consultar o cronograma das próximas comunidades a serem atendidas pelo Bota-Fora, clique aqui.

Programação:

10/09 - Terça-feira: Beco do Passo Baixo (bairro Rubem Berta), Joana D’Arc (bairro Jardim Carvalho), Trevo de Ouro (bairro Serraria);

11/09 - Quarta-feira: Castelo (bairro Restinga), Liberdade (bairro Farrapos), Prisma (bairro Santa Tereza);

12/09 – Quinta-feira: Nova Barretos (bairro Agronomia);

13/09 - Sexta-feira: Arado Velho (bairro Belém Novo), Dois Irmãos (bairro Rubem Berta), Otto Ernest Meyer (bairro Cidade Baixa), Vicente Martim (bairro Camaquã), Vila Ecológica (bairro Cristal).

Raquel Beraldin (estagiária) / Supervisão: Adriana Machado

Taís Dimer Dihl