Bota-Fora atende parte do bairro Jardim Carvalho nesta quinta

18/04/2019 08:40

O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende oito comunidades dessa segunda-feira, 15, até a quinta-feira, 18. O trabalho, que começa às 8h, tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU. No mês de março, a ação coletou 129 toneladas de resíduos. Nesta quinta-feira, 18, será atendida a comunidade Colina do Prado (bairro Jardim Carvalho).

Neste ano, o serviço foi ampliado, passando a atender 213 comunidades. A inclusão de dois locais ocorreu após solicitações dos moradores das localidades, seguidas de análises técnicas da Coordenação de Gestão e Educação Ambiental, que confirmaram a viabilidade do serviço.

A iniciativa surgiu de ações semelhantes realizadas esporadicamente pelo DMLU e, em 2009, tornou-se uma atividade permanente, que tem o objetivo de auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e restos de obras, dentre outros objetos volumosos.

Para o diretor-geral do DMLU, René Machado de Souza, o aumento de comunidades atendidas é uma oportunidade de auxiliar os cidadãos a realizarem o descarte correto, evitando a formação de focos de lixo. “A ampliação do Bota-Fora é mais uma medida que busca preservar a saúde pública, visto que os materiais descartados irregularmente e expostos nas ruas também poderiam favorecer a proliferação de mosquitos e escorpiõesâ€, ressalta.

A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, esse tipo de iniciativa ajuda no combate e prevenção de pontos de descarte irregular: “O Bota-Fora possibilita que a população dê a destinação adequada aos resíduos que não são regularmente recolhidos pelas coletas tradicionais, como caliça e restos de obras.â€

Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, clique aqui. Para consultar o cronograma das próximas comunidades a serem atendidas pelo Bota-Fora, clique aqui.

Programação:

15/04 – Segunda-feira: Pôr do Sol Bernardino Silveira Amorim  (bairro Rubem Berta) e Rio Branco (bairro Santa Tereza)

16/04 – Terça-feira: Maria Conceição (bairro Partenon)

17/04 – Quarta-feira: Amazonas (bairro Rubem Berta), Copacabana (bairro Belém Novo), Francisco do Prado (bairro Camaquã) e Morada do Sol (bairro Rubem Berta)

18/04 – Quinta-feira: Colina do Prado (bairro Jardim Carvalho)

Laura Maria (estagiária)/Supervisão: Andiara Freitas

Andrea Brasil