Coleta Itinerante de Eletrônicos será neste sábado

Divulgação / PMPA
limpeza urbana
O serviço recolheu, em março, 568 quilos de resíduos

Mais uma edição da Coleta Itinerante de Resíduos Eletrônicos acontecerá neste sábado, 27, no estacionamento do Lindoia Shopping (av. Assis Brasil, 3522), das 9h às 15h. Poderão ser descartados eletrônicos diversos, como CPUs, cabos, celulares, estabilizadores, teclados, rádios e eletrodomésticos que perderam a utilidade.

A iniciativa ocorre devido à parceria entre o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), e a empresa Trade Recycle. O serviço recolheu, na ação realizada em março, 568 quilos de resíduos.

"A reutilização dos resíduos eletrônicos precisa ser pensada como ação fundamental para a preservação dos recursos naturais. O reaproveitamento do que é recolhido nas edições da Coleta Itinerante permite que seja dado o destino correto a esses materiais", ressalta o secretário da Smams, Mauricio Fernandes.

Além da Itinerante, Porto Alegre também possui 11 pontos fixos para o recebimento de materiais eletrônicos, que não são recolhidos pelas coletas Seletiva ou Domiciliar. Clique aqui para verificar quais são os locais para esse tipo de descarte. Resíduos não recolhidos pela coleta itinerante de eletrônicos: toner, CDs, disquetes, fitas cassete, gabinetes de computadores sem componentes, lâmpadas e pilhas.

“Os eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das famílias e das empresas. Esta parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura possibilita que seja dado o destino correto a estes resíduos, inclusive com sua possível reutilização pela indústria”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Tassiane Costeira com supervisão de Andiara Freitas

Andrea Brasil