DMLU e voluntários coletam 1 tonelada de resíduos na orla

09/12/2018 20:25

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) executou nesse domingo, 9, a limpeza após a festa de Mãe Oxum, que foi realizada na orla de Ipanema na noite desse sábado, 8. Foi coletada 1 tonelada de resíduos, entre eles muitas oferendas.

A Seção Sul do departamento atuou na limpeza com 16 garis e o auxílio de dez voluntários do Grupo Religioso Herança Africana. Foram utilizados um caminhão-caçamba e um coletor. “Foi muito importante o auxílio dos voluntários do Herança Africana na coleta dos resíduos. Este é um exemplo que deve ser seguido por todos para termos uma cidade mais limpa e com mais qualidade de vida”, destaca Renê José Machado de Souza, diretor-geral do DMLU.

Festa – A festa foi realizada pela Federação das Religiões Afro Brasileiras (Afrobras) e ocorreu na orla do bairro Ipanema na noite desse sábado, 8 de dezembro. Oxum é orixá da fertilidade, das riquezas, do amor e das crianças, deusa das águas doces, do ouro e da beleza. No sincretismo com a igreja católica, é o equivalente à Nossa Senhora da Conceição (cuja festa também é comemorada nesta data). Seus domínios são as pedras, as cachoeiras, os rios. O nome dessa deusa deve-se a um rio da Nigéria.

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Adriana Machado

Andrea Brasil