DMLU executa operação especial para jogos da Copa América

27/06/2019 12:04
Cristine Rochol/PMPA
lixo
Força-tarefa teve início no dia 12 e será intensificada para o jogo desta quinta

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), planejou uma operação especial de limpeza para os jogos da Copa América, na Arena do Grêmio. A força-tarefa teve início no dia 12 e será intensificada para o jogo desta quinta-feira, 27, no qual o Brasil enfrentará o Paraguai nas quartas de final. Como ação preparatória, o departamento realizou o serviço de roçada e capina em bairros e vias da região norte no início deste mês.

Para atender à complexidade do evento, também foram ampliadas as escalas de serviço. A frequência de remoção de focos de lixo aumentou o repasse para duas vezes por turno, além de incluir ação aos domingos. Desde a primeira partida na Capital, no dia 15, já foram recolhidas cerca de 165 toneladas de resíduos do entorno do estádio.

Também foram ampliados os trabalhos de varrição e conservação de vias, que ocorrem de segunda a sábado nas avenidas Voluntários da Pátria, Padre Leopoldo Brentano, A.J. Renner, e nas ruas Dona Teodora, Frederico Mentz e José Pedro Boéssio. O efetivo conta com 44 garis, divididos em duas equipes de 16 operários para o turno do dia, e um grupo composto por 12 operários para o turno da noite.

Em dias de jogo, além da instalação de 30 lixeiras do tipo tonel, o DMLU atua no local com 40 garis. A Seção Norte dispõe de 16 pessoas para executar a varrição das ruas, que começam a atividade três horas antes de cada jogo e só terminam três horas após o final da partida. Na madrugada pós evento, a Seção Centro entra com mais 15 garis para a limpeza, finalizando o trabalho até às 6h. Além da efetiva manutenção dos arredores do estádio, mais nove trabalhadores auxiliam na retirada de resíduos. Para isso, utilizam dois caminhões caçamba, uma retroescavadeira e um caminhão compactador.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, ressalta a importância da disposição correta de resíduos por parte da população e dos torcedores. “Montamos uma operação especial para receber os jogos, que além de agilizar e facilitar a coleta, mantém a área limpa e livre para circulação de pessoas. Pedimos a colaboração para que a cidade consiga receber os jogos e as delegações visitantes”, destaca.

Raquel Beraldin (estagiária) /Supervisão de Adriana Machado

Fabiana Kloeckner