Limpeza Urbana

DMLU faz plantio urbano sustentável no bairro Sarandi

19/03/2019 16:35
Tassiane Costeira / DMLU / PMPA
Limpeza Urbana
Foram plantados chás e folhagens em floreiras feitas com paletes recicláveis

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou nesta terça-feira, 19, um Plantio Urbano Sustentável na rua João Luiz Pufal, 2017, no bairro Sarandi. A decisão de executar o plantio no espaço surgiu após solicitações pelo telefone 156 e visitas técnicas do DMLU.

O serviço, desempenhado pela equipe da Coordenação de Gestão e Educação Ambiental do departamento, tem o objetivo de ocupar espaços que estão sendo utilizados como pontos de descarte irregular, mais conhecidos como “focos de lixo”. Na área atendida, o DMLU recolhia cerca de uma tonelada de materiais semanalmente.

Durante a ação, foram plantados chás, como boldo e hortelã, e folhagens em floreiras feitas com paletes recicláveis. Também foi utilizado o composto orgânico produzido pelo próprio DMLU.

Ivone da Conceição, que mora em frente ao local do plantio, ficou responsável pelo cuidado e manutenção da área. “É importante que a gente preserve o espaço, inclusive plantando outras mudas, porque é o jeito que temos de impedir que retornem a descartar irregularmente e a situação volte a ser como era antes”, afirma.

Para o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza, o plantio realizado é fundamental para a população, porque há um descarte irregular numeroso nesse ponto:

"O projeto tem dado muito certo, pois conseguimos transformar um ambiente degradado em um lugar agradável".

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Laura Maria (estagiária) / Supervisão: Andiara F. da Silva

Matheus Beust