DMLU já visitou 60% do perímetro da Seletiva no Contêiner

16/11/2018 13:27

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está fazendo visitas de sensibilização aos moradores, comerciantes e empresários de todo o perímetro do Centro Histórico que recebeu contêineres verdes da Coleta Seletiva. A equipe já orientou 60% das famílias da área nesta primeira quinzena de coleta automatizada de recicláveis, buscando aumentar a adesão ao novo sistema.

Desde 1º de novembro, cerca de 45 contêineres verdes foram instalados em uma área do bairro para a coleta automatizada de recicláveis. Nos equipamentos, podem ser descartados materiais feitos de plástico, vidro, papel seco e metal, que poderão ser reaproveitados.

De acordo com a Coordenação de Gestão e Educação Ambiental (CGEA) do DMLU, que realiza a campanha, já foram atendidas as ruas Riachuelo, Gen. Vitorino, Andradas, Dr. Flores, Vigário José Inácio, Mal. Floriano, Gen. Câmara, Caldas Júnior, Gen. Andrade Neves, Cassiano Nascimento, Sepúlveda, Capitão Montanha, Praça Pereira Parobé e avenidas Salgado Filho e Borges de Medeiros. Estão sendo coletados dados sobre os grandes geradores de resíduos, entre eles condomínios, para serem orientados, em nova etapa, sobre a gestão interna dos resíduos gerados, efetivando o descarte nos contêineres.

“Precisamos destacar que este projeto-piloto é uma solicitação da comunidade e será um teste para aprimorar o sistema de coleta. É muito importante que a população separe corretamente os recicláveis dos orgânicos e rejeito. Contamos com o auxílio dos moradores e da imprensa para divulgar, fiscalizar e melhorar o serviço”, ressalta o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

“A equipe de Educação Ambiental do DMLU está fazendo visitas no Centro Histórico, esclarecendo a população sobre a importância de sua participação para que possamos destinar corretamente os resíduos recicláveis”, destaca coordenadora da CGEA, Patrícia Antunes Russo. A funcionária da loja Vitória Biju, Rita Fernandes, afirma que os trabalhadores do local sempre realizaram a separação dos resíduos. “Nós usávamos a coleta seletiva nos dias atendidos e sabemos das multas por descarte incorreto. Agora com a Seletiva no Contêiner a situação ainda vai melhorar. Já estamos utilizando o novo sistema”, enfatiza.

Seletiva no Contêiner – O projeto piloto é realizado pelo DMLU, por meio da empresa terceirizada RN Freitas, e tem prazo de duração de um ano. A empresa terceirizada RN Freitas já presta serviço ao Departamento com a coleta automatizada. O impacto financeiro da operação é de R$ 16 mil, que equivale a 2,27 % do contrato com a prestadora do serviço. Clique aqui para saber mais.

O objetivo do projeto Seletiva no Contêiner é recolher e levar os resíduos para a reciclagem nas 17 Unidades de Triagem (Uts) e gerar renda aos cerca de 600 trabalhadores. Também busca manter mais limpa a área ao redor dos coletores, assim como vias e calçadas, evitando que resíduos recicláveis fiquem dispostos nas ruas à espera da coleta. O perímetro onde foram colocados os equipamentos da Seletiva no Contêiner fica localizado entre as ruas Caldas Júnior, Riachuelo, Dr. Flores e avenida Mauá, no Centro Histórico. O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Adriana Machado

Andrea Brasil