DMLU realiza atividades no Dia Mundial do Meio Ambiente

Bárbara Sanguin/DMLU PMPA
DMLU
Pela manhã, programação ocorreu na Escola Municipal Professor Anísio Teixeira

Em comemoração a 35ª Semana do Meio Ambiente, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou nesta quarta-feira, 5, a exposição Estação DMLU e a palestra Formação sobre Gestão de Resíduos Sólidos.

A Estação DMLU foi uma exposição de materiais informativos sobre o caminho dos resíduos aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira, localizada no bairro Hípica. As ações do departamento contaram com brincadeiras lúdicas, jogos, atividades e materiais informativos para ensinar os estudantes a descartar corretamente os resíduos. Para a diretora da instituição, Rosele de Souza, é importante que as crianças entendam a importância de descartar corretamente seus sedimentos para contribuir com o cuidado do meio ambiente. “Eles conseguem ser os multiplicadores, pois passam a informação para suas casas, famílias e comunidadesâ€, diz Rosele.

A Formação sobre Gestão de Resíduos teve o objetivo de ensinar aos alunos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) sobre a segregação correta e destinação final dos materiais. A professora adjunta da Universidade, Cristiane Oliveira, destaca que uma das prioridades da instituição é conscientizar a comunidade acadêmica sobre a gestão de resíduos.

As atividades integram o tradicional evento do calendário de Porto Alegre, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), e tem como objetivo despertar a população para a importância do tema. “A Smams atua de forma a equilibrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. Todos somos atores relevantes no âmbito da proteção ao ambienteâ€, explica o secretário da Smams, Maurício Fernandes.

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

35ª Semana do Meio Ambiente – Evento recomendado pelo Decreto federal 86.028/81. As atividades desta edição se propõem a discutir o tema Energia é bom. Limpa é melhor ainda. A programação inclui ainda palestras, plantio de mais de 200 mudas de árvores, capacitação para professores da rede pública municipal, trilhas nos parques, contação de histórias, feira de troca de livros, entre outras atividades.

Estagiária Raquel Beraldin com supervisão de Adriana Machado

Taís Dimer Dihl