DMLU realiza Plantio Urbano Sustentável em Unidade de Saúde

DMLU/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Equipes estiveram no bairro Rubem Berta, nesta sexta-feira

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou nesta sexta-feira, 15, um Plantio Urbano Sustentável na Unidade Básica de Saúde Ramos, localizada na rua K, 131, bairro Rubem Berta. Foram plantados pequenos arbustos, folhagens e chás, como boldo, espada de São Jorge, comigo ninguém pode e samambaias em floreiras feitas com pallets recicláveis. O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

A decisão de executar o plantio surgiu após solicitação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ação, foi utilizado o composto orgânico doado pela Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) Lomba do Pinheiro. Posteriormente, a Coordenação de Gestão e Educação Ambiental do DMLU promoverá uma capacitação a respeito das técnicas de plantio utilizadas para o andamento do projeto.

Para o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza, o desenvolvimento da iniciativa no local condiz com o projeto do plantio sustentável: "Aderimos a ideia pelo fato de estarmos dispondo de materiais de reaproveitamento para confeccionar as floreiras usadas na atividade, com uma destinação mais apropriada para esses objetos, evitando que esses materiais sejam descartados no aterro sanitário’’.

"’Essa ação valoriza muito nosso posto, afinal de contas é onde a maioria de nós passa grande parte do dia. Inclusive, nos sentimos mais acolhidos com essa revitalização"’, destaca a coordenadora da unidade, Janaína Vargas.

Plantio - O objetivo é ocupar espaços ociosos nas comunidades que eram depósitos irregulares crônicos de resíduos, conhecidos como focos de lixo. São utilizados, como canteiros e vasos, materiais de descarte, a exemplo de pallets doados por parceiros, que não possuem reciclagem e seriam destinados ao aterro sanitário.

Tassiane Costeira (estagiária) / Supervisão: Andiara F. da Silva

Matheus Beust