DMLU recebe comitiva de Moçambique para troca de experiências

04/12/2019 10:11
Lucas Mello/DMLU PMPA
DMLU
Grupo conheceu serviços prestados pelo DMLU

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recebeu na tarde dessa terça-feira, 03, visita de uma delegação da cidade de Beira, Moçambique. A atividade, que conta com o apoio do Banco Mundial, tem o objetivo de troca de experiências entre Moçambique e Brasil para avaliar alternativas para melhorar a gestão de drenagem/inundações, saneamento, água e aspectos ambientais relacionados na cidade de Beira.

A missão tem interesse em promover reflexões sobre questões de operação e manutenção dos serviços, incluindo tarifas/taxas, organização institucional, métodos/técnicas e equipamentos de manutenção em geral. O Banco Mundial presta assistência técnica ao grupo após financiamento que reabilitou o sistema de drenagem de águas pluviais e gestão de inundações na cidade de Beira, buscando treinamento prático para fortalecer as áreas técnicas e operacionais.

A recepção aos onze integrantes do grupo iniciou com uma apresentação de todos os serviços prestados pelo departamento, suas divisões, unidades e organograma geral pela diretora de Destino Final do DMLU, Mariza Reis, acompanhada do diretor-geral Renê Machado de Souza. “Fico muito feliz em receber a delegação de Moçambique, país com o qual já ajudei a desenvolver um projeto em parceria com a cidade de Inhambane”, destaca Souza no cumprimento à comitiva. Depois da exibição sobre o departamento e o gerenciamento dos resíduos sólidos, a delegação saiu em visita à Estação de Transbordo Lomba do Pinheiro (local onde os caminhões da coleta domiciliar e de lixo público descarregam todo o resíduo de Porto Alegre e de lá são encaminhados para o aterro sanitário de Minas do Leão), Unidade de Triagem e Compostagem Lomba do Pinheiro e Unidade de Destino Certo Princesa Isabel.

O vereador de Construção e Urbanização e assessor de Construção e Urbanização da cidade de Beira, Albano Carige, diz que a visita está sendo um grande aprendizado e uma grande experiência. “Nós temos vários processos de coleta de resíduos, mas ainda não atingimos todas as fases que estamos vendo aqui. Estamos saindo daqui com uma bagagem muito grande e agradecemos os irmãos de Porto Alegre pela paciência de nos explicar seus sistemas de coleta, triagem e transporte de resíduos”, finaliza Carige. A comitiva também já visitou o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Cidade de Beira – Beira é uma cidade costeira (terceira maior de Moçambique com população aproximada de 530 mil habitantes) que sofre principalmente de inundações, tempestades costeiras, aumento do nível do mar e intrusão salina.

Adriana Machado

Taís Dimer Dihl