Ecoponto Móvel estará neste sábado no bairro Restinga

09/11/2019 09:22
Maria Ana Krack / PMPA
LIMPEZA URBANA
Estrutura recebe diversos tipos de materiais não recolhidos pelas coletas regulares

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) faz a terceira edição do projeto piloto do Ecoponto Móvel, no sábado, 9, das 9h às 15h, na avenida João Antônio da Silveira, frente ao número 2.355, Praça Esplanada da Restinga, bairro Restinga. Os contêineres dispostos receberão gratuitamente resíduos arbóreos, caliça, móveis, sucatas, recicláveis, eletrodomésticos e pneus em volume de um metro cúbico por pessoa em contentor específico. A estrutura é montada e desmontada no mesmo dia e recebe diversos tipos de materiais que não são recolhidos pelas coletas regulares (domiciliar e seletiva).

O projeto tem o objetivo de atender inicialmente a região Extremo Sul, carente do serviço prestado pelas nove Unidades de Destino Certo (UDCs), também conhecidas como Ecopontos. No Ecoponto Móvel, são disponibilizados quatro contêineres que receberão os resíduos normalmente aceitos nas UDCs. Os materiais recolhidos têm a destinação adequada, visando ao reaproveitamento, reciclagem e redução dos resíduos encaminhados ao aterro sanitário. “Esta é uma alternativa que estamos testando para aumentar a abrangência dos serviços prestados, visto que não temos estrutura física de Ecoponto na região Extremo Sul”, alerta o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza. Nas duas primeiras edições do projeto realizadas no bairro Belém Novo foram coletados 7,57 toneladas de resíduos.

Dois servidores orientam a atividade, que conta com quatro contêineres para que, ao proceder o descarte, a população já efetue a respectiva separação ambientalmente correta do material. Ao final da ação, os contêineres são imediatamente recolhidos com o apoio de dois caminhões, permitindo que o espaço utilizado retorne ao seu uso pela comunidade.

Da mesma forma que nas unidades fixas dos Ecopontos, não são aceitos resíduos orgânicos ou perigosos, como lâmpadas fluorescentes e medicamentos vencidos. Como estes pontos se destinam apenas a pequenos geradores, não são aceitos descartes maiores do que um metro cúbico (que equivale a dez sacos de 100 litros) ou mais que quatro pneus por pessoa.

Ecoponto - As Unidades de Destino Certo, chamadas de ecopontos, estão estrategicamente distribuídas pela cidade e se destinam a atender pequenos geradores de diversos resíduos que não podem ser descartados para recolhimento das coletas regulares..

As UDCs recebem madeira, móveis velhos, colchões, terra, entulho, caliça, cerâmica, sucata de ferro, eletrodomésticos, resíduos arbóreos e diversos materiais que muitas vezes acabam sendo descartados irregularmente em locais públicos. Os Ecopontos não recebem resíduos orgânicos ou perigosos, como lâmpadas fluorescentes e medicamentos vencidos.

Para conhecer onde estão localizadas as nove unidades dos Ecopontos, clique aqui. O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). Em caso de chuva, a ação será transferida.

Adriana Machado

Andrea Brasil