Prefeitura participa de mutirão na rua Gonçalo de Carvalho

08/06/2019 14:51

Estudantes, moradores e trabalhadores participaram na manhã deste sábado, 8, de uma ação de limpeza da rua Gonçalo de Carvalho, no bairro Floresta. A atividade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), e fez parte do “Mutirão Total”, evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, promovido pelo Shopping Total.

A Coordenação de Gestão e Educação Ambiental do DMLU ministrou uma palestra aos participantes. “Eventos como estes ampliam a possibilidade de disseminar ainda mais os conhecimentos sobre a separação correta dos resíduos. Temos desde crianças até idosos que acabam se tornando replicadores em prol do meio ambiente”, afirma a educadora ambiental Patrícia Antunes Russo.

Na sequência, os participantes foram convidados a percorrer a rua considerada “a mais bonita do mundo”, divididos em três equipes conforme o tipo de coleta: resíduos recicláveis, resíduos orgânicos e rejeito além de folhas. Para os alunos Rafael e Vitor, de 17 anos, do Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto, a experiência ajudará nos trabalhos de química, mas também facilitou o entendimento sobre o descarte correto. “Ainda não consigo entender como é possível jogarem bitucas de cigarro e papéis de bala no chão, sabendo quanto tempo eles demoram a se decompor e a sujeira que causam”, diz Rafael.

Na tenda montada pelo DMLU, também foi disponibilizado um Ponto de Entrega de Óleo de Fritura e um Ponto de Entrega de Resíduos Eletrônicos, ambos em parceria com empresas.

“O Shopping Total acredita que tem que ir além das vendas e envolver a comunidade em atividades que trazem benefícios para o desenvolvimento local e para o mundo. Estamos inseridos no meio de uma bela comunidade e queremos que esta atividade seja a primeira de muitas”, complementa a gerente de Marketing da instituição, Sílvia Rachewsky. O objetivo do evento, que iniciou no dia 5, foi alertar a comunidade sobre os impactos dos problemas ambientais e despertar a cultura sustentável nas ações individuais e coletivas.

Rafaela Redin

Andrea Brasil