Certificados de condutores de táxi serão entregues nesta quarta

12/06/2019 08:42
Joel Vargas/PMPA
EPTC
Formatura dos 11 novos taxistas acontece a partir das 10h, na EPTC

A formatura dos 11 novos taxistas acontece nesta quarta-feira, 10h, no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), rua João Neves da Fontoura nº 7. O 2º Curso de Formação de Condutores de Táxis de Porto Alegre, que envolveu aulas de Ponto Fixo e Turismo, está formando nove homens e duas mulheres. A programação, gratuita, foi promovida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), por meio da EPTC, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE).

Antônio Bernardes, coordenador do curso, destaca o resultado da iniciativa: “Muito positiva, com uma abrangência bem ampla que possibilitou uma formação completa aos participantes, que certamente irão somar positivamente nesta missão pela qualificação do serviço de táxi na cidade." O coordenador ressalta também a colaboração da Guarda Municipal e do Laboratório Prevenir, que possibilitou a todos os exames toxicológicos.

O curso, total de 66 horas/aula, obrigatório para quem quiser dirigir táxi na Capital, e que nunca foi cadastrado em Porto Alegre, abrangeu os seguintes módulos, entre outros: Relações Interpessoais; Elementos Básicos de Legislação de Transportes; Direção defensiva e regras gerais de circulação; Meio Ambiente e  cidadania;  Primeiros socorros; Conhecimento da cidade; Mecânica básica e elétrica; Módulo institucional; Ponto Fixo e Turismo.

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl