Chuva cancela serviços e equipes da prefeitura atuam para minimizar transtornos

16/04/2019 09:19
Joel Vargas / PMPA
Transporte E circulação
Agentes da EPTC foram deslocados para os pontos mais críticos e com risco de acidente

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou, no início da manhã desta terça-feira, 16, até as 8h30, seis locais com bloqueio total devido a alagamentos, quinze pontos de bloqueio parcial com acúmulo de água e quatro semáforos fora de operação devido ao temporal que atingiu a Capital. Agentes foram deslocados para os pontos mais críticos e com risco de acidente. 

O trânsito na avenida Wenceslau Escobar foi bloqueado na altura do Sétimo Céu devido à queda de árvore de grande porte, onde bombeiros já trabalham para a liberação do trecho. As informações são atualizadas minuto a minuto pelo Twitter @eptc_poa.

A Defesa Civil de Porto Alegre informa que, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média de chuva em seis horas na Capital foi de 41,59 milímetros. A precipitação acumulada desde a madrugada desta terça-feira, 16, chegou a 51,11 milímetros no bairro Partenon, 50,69 milímetros no bairro Protásio Alves e 49,84 milímetros na Cidade Baixa. A média histórica de chuvas do mês é de 86,1 milímetros. 

Os serviços do Dmae foram cancelados em função da chuva em vias como Coronel Marcos, em Ipanema; Ramiro Barcelos e Cristiano Fischer. A nova aplicação de inseticida para combater o mosquito da dengue no bairro Santa Rosa de Lima também foi cancelada. 

As Equipes de Manejo Arbóreo (EMA), da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), atuam com 15 equipes, priorizando vias com bloqueio total ou parcial. Somam-se ainda profissionais das equipes de zeladoria urbana do DMLU, que atuam na limpeza e no recolhimento do lixo espalhado durante o evento climático. Há ainda 18 equipes da Coordenação de Águas Pluviais (CAP), para casos de alagamento ou acúmulo de água. Por fim. pede-se a colaboração da população para que faça o registro de demandas, via Sistema Fala Porto Alegre 156, para que os técnicos possam tomem conhecimento dos casos, com posterior envio das equipes.

Veja quanto choveu em diferentes pontos da cidade:

·  Partenon: 51,11 mm
·  Protásio Alves: 50,69 mm
·  Cidade Baixa: 49,84 mm
·  Restinga: 48,2 mm
·  São João: 39,92 mm
· Cristal: 39,6 mm
·  Belém Velho: 24,97 mm

 

Matheus Beust

Acompanhe a prefeitura nas redes