Dia do Pedestre terá nova ação de prevenção a atropelamentos

06/08/2019 08:40
Cesar Lopes / PMPA
EPTC
Idosos representam 61% das vítimas fatais por atropelamentos

A Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) programou para a próxima quinta-feira, 8, Dia do Pedestre, uma nova atividade de reforço à prevenção de atropelamentos na Capital. A ação, com abordagens e distribuição de material informativo, com dicas sobre uma circulação com menos riscos, acontece na Esquina Democrática, das 9h30 às 10h30. O evento está inserido no Programa Vida no Trânsito (PVT), parceria entre EPTC, Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Detran.

Juranês Castro, da CEM, explica que todos os pedestres vão receber a atenção na atividade, mas destaca que, entre as vítimas fatais por atropelamentos, 61% são idosos. "É um segmento que nos preocupa bastante, e que precisa redobrar a atenção na mobilidade. Lembramos sempre a eles a necessidade de travessias nas faixas de segurança, sem pressa, com respeito aos seus limites, com observação dos tempos semafóricos, além da sinalização em geral”, alerta.

Dados – De acordo com levantamento estatístico da Coordenação de Indicadores e Engenharia de Tráfego (CIET), no primeiro semestre de 2019 ocorreram 40 mortes no trânsito da Capital, entre eles 15 motociclistas e 17 pedestres, vítimas de atropelamentos, sendo 12 pessoas com mais de 60 anos.

Fatores – Segundo o PVT, os principais fatores de risco causadores de acidentes no trânsito da cidade são os seguintes: velocidade excessiva ou inadequada dos veículos, alcoolemia positiva, condutor sem habilitação e avanço de sinal.

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl