EPTC apresenta campanha Pedestre Idoso para instituições de saúde

09/04/2019 11:38

Técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) apresentaram, nesta segunda-feira, 8, o Projeto Pedestre Idoso para integrantes do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa). A apresentação contou com o apoio de representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A pauta principal foi a criação de uma campanha, de acordo com o Programa Vida no Trânsito, com o objetivo de reduzir os atropelamentos de idosos, para evitar o aumento no número de vítimas fatais e graves. 

As ações envolvem a entrega de folderes explicativos pelas instituições. Os conteúdos divulgam dicas e orientações de como o idoso deve se portar no trânsito e como os demais usuários devem cuidar das pessoas da terceira idade nos locais de grande circulação. O projeto propõe a realização de cursos para pessoas que trabalham com idosos. Em maio, o Sindihospa realizará capacitação para os seus associados e colaboradores.

A técnica da EPTC, Diva Yara Mello Leite, integrante do Programa Vida no Trânsito, explica os objetivos da parceria. “A participação de outros setores do poder público e dos diversos segmentos da sociedade é fundamental para que o Programa Vida no Trânsito tenha bons resultados e para um protagonismo cada vez maior dos idosos na missão por um trânsito mais seguro para todos.”

Também nesta segunda-feira, técnicos da EPTC e da SMS realizaram reunião com o superintendente do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Sérgio Baldisserotto, junto com o médico do setor de gerontologia da universidade, Newton Luiz Terra, para dar segmento às tratativas e modelagem no desenvolvimento de ações do Programa Pedestre Idoso naquela entidade. 

 

  

 

Claudio Furtado

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes