EPTC faz ação educativa neste sábado pela segurança dos pedestres

03/08/2019 08:31
Cesar Lopes / PMPA
EPTC
Evento acontece das 9h às 10h, na Estação Cristo Redentor da avenida Assis Brasil

Agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empesa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizam atividade neste sábado, 3, para uma maior proteção dos pedestres no dia a dia do trânsito, principalmente diante dos riscos de atropelamentos. O evento acontece das 9h às 10h, na Estação Cristo Redentor da avenida Assis Brasil, ponto de intensa movimentação de pessoas, inclusive na área do corredor de ônibus. A ação está inserida no Programa Vida no Trânsito, parceria entre EPTC, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Detram.

Eduardo de Souza, da CEM, explica que, entre as vítimas fatais por atropelamentos no trânsito da Capital, 61% são idosos. "É um segmento que precisa redobrar sua atenção na mobilidade, respeitando seus limites. Lembramos sempre a eles a necessidade das travessias nas faixas de segurança, sem pressa, com observação dos tempos semafóricos e da sinalização em geral”, aconselha.

Dados – De acordo com levantamento estatístico da Coordenação de Indicadores e Engenharia de Tráfego (CIET), no primeiro semestre de 2019 ocorreram 40 mortes no trânsito da Capital, entre eles 15 motociclistas e 17 pedestres, vítimas de atropelamentos, sendo 12 pessoas com mais de 60 anos.

Fatores – Conforme o Programa Vida no Trânsito (PVT), os principais fatores de risco de acidentes são velocidade excessiva ou inadequada dos veículos, alcoolemia positiva, condutor sem habilitação e avanço de sinal.

Claudio Furtado

Andrea Brasil