EPTC programa ações com alunos de CFC, motociclistas e pedestres

12/08/2019 17:50
Divulgação / PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Palestras visam à conscientização para uma circulação com menos riscos

A programação de atividades da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irá priorizar, durante esta semana, ações de conscientização pelo trânsito seguro envolvendo alunos de Curso de Formação de Condutores (CFC), motociclistas e também com pedestres. Os eventos acontecem a partir de pesquisas do Programa Vida no Trânsito (PVT), parceria entre EPTC, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Detran, que apontam os motociclistas e os pedestres como os segmentos mais expostos à acidentalidade na circulação da Capital.

Na quinta-feira, 15, a partir de 10h, haverá uma palestra para alunos do CFC Centauro (av. Antônio de Carvalho 1.487), com orientações preventivas. Para sexta-feira, 16, a partir das 9h30, os agentes estarão na Motoryama (av. Farrapos nº 3.946), com abordagens e distribuição de material informativo de acordo com om Programa Motociclista Seguro. No sábado, 17, das 9h às 11h30, acontecerá uma ação com pedestres nos terminais Parobé e Rui Barbosa, área central, com foco nos riscos de atropelamentos.

Juranês Castro, da CEM, explica os objetivos dos eventos: “De janeiro a julho, das 48 mortes no trânsito de Porto Alegre, 17 foram condutores de motos, mais dois caronas; além de 21 pedestres. Devemos todos trabalhar neste sentido, de conscientização para uma circulação com menos riscos, de mais respeito nas relações entre as pessoas. Uso de álcool e drogas, imprudência, desrespeito à sinalização, excesso de velocidade e dirigir sem habilitação são fatores presentes em grande parte dos casos de vítimas fatais no nosso trânsito, pelos estudos do PVT”.  Os dados são da Coordenação de Indicadores e Engenharia de Tráfego (Ciet).

Claudio Furtado

Gilmar Martins