Transporte e Circulação

EPTC realiza ação educativa com público idoso

29/01/2019 08:40

Agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (Cem) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizam atividade com público idoso na manhã desta terça-feira, 29, para prevenir atropelamentos. O evento acontece das 9h às 10h na avenida Osvaldo Aranha, na área junto ao Hospital Pronto Socorro (HPS).  Além das abordagens, com orientações para cuidados principalmente nas travessias das vias, os idosos receberão folhetos informativos com dicas sobre trânsito seguro.

A atividade faz parte do programa permanente do Projeto Pedestre Idoso, que desenvolveu em 2018 mais de 12 encontros específicos de capacitação com grupos idosos e também com pessoas que têm envolvimento direto com este segmento, principalmente em relação a acidentes fatais.  Além desse projeto citado, o Programa Vida no Trânsito, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS e Detran/RS), premiado internacionalmente, igualmente tem papel fundamental para a qualificação das ações elaboradas para com esse público. “Vamos alertar os idosos sobre a necessidade de cuidados redobrados nas travessias, que devem sempre ser realizadas nas faixas de segurança, sem nunca arriscar, para evitar acidentes e até atropelamentos fatais”, afirma Juranês Castro, da CEM.

Dados – Em 2018, aconteceram 794 atropelamentos no trânsito da Capital, resultando em 180 (26%) idosos pedestres feridos. Dos 74 acidentes com vítimas fatais, 28 foram pedestres mortos por atropelamento; dos 28 pedestres mortos por atropelamento, 17 (60%) eram idosos.

Claudio Furtado

Denise Righi