Grupos de risco são convidados para campanha educativa da EPTC

22/07/2019 08:40

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza atividades educativas no dia 26 com dois grupos de risco de acidentes fatais. Idosos e motociclistas representam 72% das mortes no trânsito neste primeiro semestre, segundo dados da Comissão de Análise de Acidentes do Programa Vida no Trânsito. Para mudar essa realidade preocupante, a coordenação de Educação para Mobilidade da EPTC direciona ações de prevenção para os dois públicos vulneráveis, a partir dos dados do programa.

“A Prefeitura de Porto Alegre trabalha, em atividades constantes, três aspectos para reduzir a acidentalidade: educação, infraestrutura e fiscalização”, destaca o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello. As medidas já resultaram no menor número de mortos em 20 anos em 2018 e a conquista, dois anos antes, da meta da ONU projetada para 2020.

Idosos – No Dia dos Avós, será ministrada a palestra Envelhecer com Qualidade de Vida: um caminho para a mobilidade, das 9h às 12h, no Auditório da EPTC (João Neves da Fontoura, 7). O médico geriatra Newton Luiz Terra, diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, explica sobre a biologia do envelhecimento e como as alterações fisiológicas e psicológicas podem interferir na mobilidade das pessoas idosas. Luciana Farias Pereira, da coordenação de Educação para Mobilidade da EPTC, apresenta os aspectos relacionados à prevenção de acidentes, comportamentos de risco e a importância do autocuidado no trânsito.  Serão apresentadas também ações realizadas para diminuir os atropelamentos com idosos, a partir do Projeto Pedestre Idoso.

Motociclistas – No mesmo dia, a partir das 14h, agentes da coordenação de Educação para Mobilidade da EPTC estarão no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, com o objetivo de atrair os motociclistas para destacar a importância do autocuidado na pilotagem de motocicleta e os fatores de risco que estão envolvidos nos acidentes com morte (excesso de velocidade, avanço de sinal, condutor sem habilitação e a ingestão de álcool antes de pilotar). “Na área central da cidade transitam muitas pessoas, por isso escolhemos o Largo Glênio Peres, para nos aproximar daqueles que compram ou até mesmo pilotam motocicleta e ainda não possuem a CNH, principal fator de risco para este público”, explica Luciana Pereira, da EPTC. A ação faz parte do Programa Motociclista Seguro, que acontece em parceria com Detran, Secretaria Municipal de Saúde e revendas de motocicletas, a partir do Programa Vida no Trânsito.

Dados – Apesar da redução de 6% no número de mortes no trânsito registradas no primeiro semestre de 2019 com relação ao ano anterior, de 43 para 40, as mortes de idosos e motociclistas representam, em 2019, 60% das vítimas em decorrência de acidentes em Porto Alegre no mesmo período. Em 2018, representaram 53%, um aumento de 12% com relação ao número total.

Mortes no trânsito da Capital - janeiro até junho

2018                      2019