Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Transporte e Circulação

Guri de Uruguaiana é agente da EPTC por um dia

11/07/2019 19:02
Cesar Lopes / PMPA
EPTC
Mas que barbaridade, tchê. Artista gaúcho constatou inúmeros casos de irregularidades no trânsito

Dos palcos de teatro para o dia a dia do trânsito. Esta experiência foi vivida na tarde desta quinta-feira,11, por um dos personagens mais populares do Rio Grande do Sul, o Guri de Uruguaiana. De jaleco no peito e apito na mão, ele participou da programação Um Dia de Agente da EPTC, iniciativa que possibilita uma maior aproximação da população com o órgão gestor da mobilidade urbana, principalmente em relação ao trabalho desenvolvido pela fiscalização, por uma maior segurança de pedestres e motoristas. E, a cada infração presenciada, lá vinha a frase característica: “Mas que barbaridade, tchê”.

Em cerca de cinco horas pelas ruas da cidade, junto dos agentes Dennis e Henrique, além da imensa popularidade do artista gaúcho, constantemente solicitado para abraços e selfies, ficou constatado, também, que o caminho para superar um trânsito com muitas infrações e desrespeito às leis ainda é bastante longo. Somente no percurso entre a sede da EPTC, na rua João Neves da Fontoura nº 7, até a Estação Rodoviária, foram inúmeros os casos de irregularidades constatadas, como estacionamentos nas calçadas, uso do celular ao volante e falta de utilização do cinto de segurança, por condutores e também por caronas.

Nas constantes abordagens, os agentes, sempre que possível, orientavam os condutores para que respeitassem as leis do trânsito, para uma maior segurança de todos e também para uma melhor fluidez na mobilidade. No final da programação, diante de tantos casos de infrações, quando o Guri de Uruguaiana soube que cada agente da EPTC tem, em média, apenas 1,3 multa por dia, exclamou: “Até hoje pensava que a EPTC era uma fábrica de multas. Mas agora me caiu os butiás dos bolsos”.

Um recado final do Guri de Uruguaiana para os motoristas, endossado pelo seu criador, o músico Jair Kobe: “Recomendo duas receitas para diminuir o estresse no dia a dia do trânsito: Uma é delas assistir ao meu novo show, o Programa do Guri, no Teatro da Amrigs, que começa no próximo dia 23, e se estende por todas as terças-feiras, até o final do ano. E a outra é muito simples:  só respeitar as leis do trânsito. Nada mais do que isto. Fácil, fácil”.

Programa Um dia de Agente - Esta iniciativa da EPTC, que se repete semanalmente, aberta a todos os interessados, já teve a participação de mais de 200 pessoas, representativas dos mais diversos segmentos da sociedade. As participações na programação Um Dia de Agente podem ser agendadas pelo fone 3289-4242, com o assessor institucional da EPTC, Aldo Borges.

  

 

Claudio Furtado

Gilmar Martins