Morre égua vítima de maus-tratos recolhida pela EPTC

06/12/2019 09:22
EPTC / PMPA
EPTC
No abrigo, na Zona Sul, há uma área de pastagem de 20 hectares

Após denúncia de moradores em razão de abandono e maus-tratos, a égua recolhida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na madrugada da quinta-feira, 5, na Vila Safira, Zona Norte, não resistiu aos graves ferimentos e morreu nessa sexta-feira, 6. Com apoio da Brigada Ambiental, o animal, bastante magro, fratura em uma das patas, além de outras lesões, foi levado para o Hospital Veterinário da Ufrgs, mas não conseguiu sobreviver às graves agressões sofridas.

O coordenador de operações de fiscalização da EPTC, Thiago Oliveira, lamenta o ocorrido: “No caso desta égua, recebemos a denúncia através da comunidade. Infelizmente, o caso era muito grave. O animal estava subnutrido, com lesões graves em diversas partes do corpo devido a maus-tratos. Mesmo com todo o esforço dos nossos parceiros do Hospital Veterinário da Ufrgs, ela não resistiu aos muitos ferimentos, um caso lamentável, muito triste mesmo."

Orientação - No caso de abandono de algum cavalo, ou situações de maus-tratos, as pessoas podem ligar para o fone 118. Se realmente o fato for constatado pelos agentes da equipe de veículos de tração animal (EVTA), acontece o recolhimento. O animal é levado para a área de acolhimento, na Zona Sul, onde recebe alimentação adequada, além de medicação.

Abrigo -  O serviço de remoção e guarda de animais da EPTC conta com caminhão equipado com guincho munck, capacidade para recolhimento de cinco cavalos, 12 baias em alvenaria para equinos debilitados, serviço veterinário e funcionários para tratamento, limpeza, manutenção do campo e atendimento ao público. No abrigo, localizado na estrada Chapéu do Sol nº 2.400, Zona Sul, há uma área de pastagem de 20 hectares, além de cocho de alimentação e bebedouro para os equinos.

Adoção - Os cavalos recolhidos, após apresentarem recuperação, ficam soltos no campo, interagindo com os outros animais para resgatar o contato com a natureza. Se não forem resgatados pelos seus donos, entram no programa de adoção. O abrigo é aberto à visitação. Informações sobre adoção: adote@eptc.prefpoa.com.br.

 

 

Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl