Operação Volta às Aulas: EPTC faz ação de segurança em escolas

18/02/2019 08:31
Carlos Rohde / Divulgação PMPA
Transporte e Circulação
Operação contará com o Azulito, personagem da EPTC

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) dá continuidade às ações da “Operação Volta às Aulas”, nesta segunda-feira, 18, a partir das 7h, nas instituições de ensino do projeto Escola Amiga EPTC. A primeira participante a receber a atividade é a Escola São Francisco Menino Deus, localizada Praça Menino Deus, nº 77. O prefeito em exercício, Gustavo Paim, e o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, estarão presentes na ação, que também contará com o Azulito, personagem da EPTC. 

Além do reforço na sinalização, os agentes orientam os motoristas nas imediações das escolas, com distribuição de material informativo sobre respeito à sinalização existente, principalmente em relação ao excesso de velocidade e o cuidado com a travessia dos estudantes e pedestres em geral nas faixas de segurança. Também orientam pais e alunos de forma lúdica, em busca de uma cultura do respeito e da responsabilidade no trânsito, tanto dentro quanto fora da escola, com a divulgação de informações e dicas para tornar o trânsito no entorno mais tranquilo e responsável. 

O objetivo da atividade é estimular a prática de bons comportamentos e melhorar as relações sociais entre a comunidade escolar, para contribuir com a mudança de atitudes em prol da proteção da vida. As escolas participantes estão envolvidas no Programa Escola Amiga da EPTC e desenvolvem projetos na área do trânsito. 

O agente Diego Marques, da Coordenação da Educação para a Mobilidade (CEM) da EPTC, destaca a atividade permanente junto às comunidades escolares do Programa Escola Amiga, a partir do diálogo com professores, pais e alunos. “Em nossos encontros, desenvolvemos reuniões nas escolas, peças de teatro, avaliações sobre situações de riscos de acidentes nas imediações das entidades educacionais, entre outras medidas. No ano passado, foram 33 escolas envolvidas diretamente neste projeto. Queremos ampliar este número em 2019.” 

Informações sobre o Programa Escola Amiga da EPTC pelo telefone (51) 3289-4487. 

Escolas que participarão da Operação Volta às Aulas: 

18.02 -  Colégio São Francisco Menino Deus
19.02 -  Colégio São Francisco Menino Deus
20.02 - Escola Matias de Albuquerque e Colégio Anchieta
21.02 - Escola Souza Lobo e Escola Amigos do Verde
22.02 - Colégio São Judas

  

 

Gustavo Roth

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes