Passo d'Areia terá alteração de trânsito a partir desta segunda

26/08/2019 08:42
Arte Carlos Roberto Rohde dos Santos/EPTC PMPA
EPTC
Desvios serão feitos em razão de obras de macrodrenagem na bacia hidrográfica do Arroio Areia

Em razão de uma nova etapa de obras de macrodrenagem da bacia hidrográfica do Arroio Areia, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fará desvios no trânsito a partir das 9h desta segunda-feira na região do IAPI, no bairro Passo d’Areia. As alterações seguirão nas próximas semanas.

A principal mudança ocorrerá na avenida Plínio Brasil Milano, no trecho entre o Viaduto Obirici e o número 2402,  sentido bairro-Centro, que será bloqueado e terá o trânsito direcionado para duas faixas no contrafluxo do sentido oposto, com acessos no canteiro central. As ruas Cacequi, Sobradinho e Gustavo Moritz estarão liberadas apenas para acesso local, com passagem protegida para pedestres.

Os motoristas que trafegarem pela Plínio Brasil Milano no sentido Centro-bairro poderão utilizar a faixa da direita compartilhada com o transporte coletivo, mas serão orientados a desviar pela rótula da rua José da Silva para acessar a avenida Assis Brasil pela avenida Grécia, que será a principal alternativa, ou pelas ruas Jary e Bezerra de Menezes. Com exceção da linha de ônibus 608 IAPI, que terá seu terminal transferido para a rua Jary, as demais linhas de transporte público não sofrerão alterações no trecho.

Os bloqueios ocorrerão em etapas, para que ocasione o menor impacto possível, e serão sinalizados com as  indicações dos desvios. Conforme o avanço das obras, podem ser feitos ajustes.

Macrodrenagem - As obras de ampliação do sistema de macrodrenagem do Arroio Areia têm investimento da União de R$ 107,2 milhões (incluindo a verba para trabalhos sociais e apoio à fiscalização de obras). Foram iniciadas em junho de 2018, com a construção de um reservatório em concreto, com capacidade de armazenamento de 7,6 mil metros quadrados, na Praça Doutor Luis Francisco Guerra Blessman, no bairro Três Figueiras. Essa primeira obra está com a parte de drenagem concluída e o reservatório em funcionamento. Estão em andamento o nivelamento do terreno para urbanização da praça.

Com as duas novas obras do conjunto iniciadas em junho, três etapas já estão sendo executadas. A obra da Plínio será a quarta a entrar em operação. Os recursos, a fundo perdido, são provenientes do Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais - o chamado PAC Prevenção - e têm uma contrapartida financeira de R$ 1,3 milhão da prefeitura.

Confira os links dos mapas das alterações de trânsito:

Gustavo Roth

Andrea Brasil