Prefeito vistoria melhorias na rua João Alfredo

09/11/2019 09:14
Gustavo Roth/EPTC PMPA
EPTC
Tainá visita jovens do Pão dos Pobres que trabalham na construção de lounges

A Prefeitura de Porto Alegre realiza neste sábado, 9, a partir das 10h, vistoria e avaliação da João Alfredo, que recebeu instalações integrantes do projeto Ruas Completas. Será concluída a colocação de bancos, lounges e floreiras, medidas que promovem a segurança viária e o convívio mais harmônico entre moradores, comerciantes e frequentadores. A visita tem início na esquina da rua João Alfredo com a República, no bairro Cidade Baixa. Estarão presentes o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a primeira-dama Tainá Vidal, secretários municipais e demais apoiadores do projeto. Em caso de chuva forte, o evento será transferido. 

Instalações: 
- Três lounges confeccionados por alunos de marcenaria da Fundação O Pão dos Pobres - com pallets doados pela empresa Gerdau;
- Nove bancos doados pela empresa LifePoa;
- Dezesseis floreiras doadas por Artefatos de Concreto Confiança;
- Plantas doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams);
- Pintura na via, em duas rotatórias, pelo artista plástico Deivid Bizer, com a participação de crianças. 

Ruas Completas - É um conceito mundial que tem como objetivo remodelar o espaço público, com desenho urbano diferenciado, incentivo à mobilidade ativa (meios de transporte não motorizados) e atividades no período diurno. A qualificação irá beneficiar a população que transita pelo local, com mais segurança para todos (moradores, comerciantes e visitantes). Essa etapa já concluída, com a apresentação do conceito para população (com consulta e sugestões da comunidade local), implantação de sinalização viária e mobiliário, é chamada de temporária. Após as modificações, é realizada uma ampla análise do que foi implantado, o impacto na população, segurança viária e mobilidade urbana. Com base na conclusão, é feito um novo projeto, que prevê alargamento de calçadas, iluminação e arborização, com possíveis adequações conforme necessidade.
Gabriela Duarte

Andrea Brasil