Semana Nacional de Trânsito reforça preservação da vida

18/09/2019 17:29
Gustavo Roth/EPTC PMPA
EPTC
Neste ano, programação tem como tema No trânsito, o sentido é a vida

A necessidade de um trânsito com menos conflitos, sempre com foco na preservação da vida, foi o tema central da abertura da Semana Nacional do Trânsito em Porto Alegre, nesta quarta-feira, 18. Neste ano, a programação tem como tema No trânsito, o sentido é a vida, determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O evento ocorreu no EPTChê, piquete da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), localizado no Acampamento Farroupilha.

Diversas atividades vão marcar a Semana Nacional do Trânsito na Capital. Na manhã desta quinta-feira, 19, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), ocorre um seminário sobre trânsito e mobilidade na reitoria da universidade, aberto ao público. Já no dia 22, diversas atividades estão programadas para a Orla do Gasômetro em homenagem ao Dia Mundial Sem Carro. Para encerrar a Semana, na quarta-feira, 25, haverá a certificação para as mais de 20 Empresas Amigas da EPTC, que colaboram divulgando o trabalho realizado para a comunidade. 

O secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Rodrigo Mata Tortoriello, enfatiza a importância das ações educativas: “Através destas iniciativas podemos destacar o trabalho realizado pela EPTC no dia a dia e, agora, também na programação do Acampamento Farroupilha. Essa parceria com as escolas tem como foco formar uma geração melhor que a nossa, que respeite as leis e a sinalização de trânsito. Ficamos com essa expectativa, de um trânsito com um maior respeito nas relações entre as pessoas”, relata Tortoriello.

O diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano, reforça a importância das atividades educativas para a melhoria do comportamento da população no trânsito. “É uma oportunidade de fazer um trânsito melhor, com as crianças participando disso. O respeito é tudo e nós precisamos muito delas para alcançarmos isso”, acrescenta. 

Os alunos do terceiro e quarto ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Evarista Flores da Cunha assistiram à abertura do evento e participaram das atividades educativas programadas para a tarde desta quarta-feira. A diretora da instituição, Rosane Moraes, conta que a parceria com a EPTC tem como foco principal a valorização da vida. “Na medida que formamos pedestres e ciclistas conscientes, teremos no futuro motoristas conscientes também. Com as atividades lúdicas, podemos exercer com eles a cidadania na mobilidade urbana”. Segundo a diretora, através das ações, as crianças levam os aprendizados para casa. “As famílias relatam que depois de participar, eles passam a corrigir os pais no trânsito, alertando sobre celular, sinalização, entre outros. Eles são nossos futuros motoristas”, observa Rosane.

A cerimônia de abertura da Semana Nacional do Trânsito também contou com a participação de dirigentes da empresa gestora do trânsito na Capital; de representantes de outros órgãos públicos e também de diversas entidades vinculadas às questões da mobilidade e da segurança, além de professores e alunos da Escola Especial Renascença.

Programação – O EPTChê segue com atividades educativas até esta quinta-feira, 19, envolvendo, no total de atividades em setembro, cerca de duas mil crianças, além de idosos. Iniciada no último dia 2, a programação desenvolvida pela Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) engloba palestras, esquetes teatrais e passeios, inclusive com pôneis, pelo tradicional espaço da tradição gaúcha na Capital. As ações têm como foco principal as travessias seguras para prevenir riscos de atropelamentos. Técnicos do SAMU e da Cruz Vermelha dão apoio aos eventos, com orientações de primeiros socorros, entre outras informações.

Atividade para esta quinta-feira, 19:

14h - FECI INTERAGIR

 

 

Estagiária Ana Carolina Parise com supervisão de Claudio Furtado

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes