Câmara abre exposição de fotos de jovens atendidos pela Fasc

22/03/2019 12:13

seloNa manhã desta sexta-feira, 22, ocorreu a Abertura da Exposição de fotos dos Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, com o objetivo de mostrar à população de Porto Alegre o trabalho realizado pela Fundação de Assistência Social e Cidadaina (Fasc) com os adolescentes que cumprem esse tipo de medida.  A exposição segue até o dia 28, no saguão térreo da Câmara de Vereadores (Av. Loureiro da Silva, 255), de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e sextas-feiras, das 9h às 15h. Aberto ao público e gratuito, o evento integra a programação da Semana de Porto Alegre.

De acordo com a presidente da Fasc, Vera Ponzio, que esteve presente na abertura da Exposição, “é muito importante ter um espaço como esse para mostrar e dar visibilidade a grandeza do trabalho que vem sendo construído por eles e pela equipe da Fasc. Vamos levar a Exposição para muitos lugares”, enfatiza.

Cerca de 200 imagens clicadas pelos adolescentes atendidos, por trabalhadores do serviço e depoimentos resultaram no trabalho que apresenta uma diversidade de temas como violência, protagonismo, política, cidadania, saúde, sexualidade, entre outros, desenvolvidos semanalmente com os jovens nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Mais de 100 jovens dos serviços participaram das atividades.

Segundo a psicóloga da Fasc, Fernanda Lüdke Nardi é maravilhoso poder expor o trabalho desses jovens. “Eles chegam até nós com os direitos violados e em momentos como esse eles são olhados pela sociedade”, diz.

A delegada Sônia Maria Dall Igna, diretora da Divisão de Prevenção e Educação do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), representantes da execução das Medidas Socioeducativas de Porto Alegre, direção técnica da Fasc e equipes dos CREAS estiveram participando do ato de abertura.

Sobre o Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto:

Atendimento para adolescentes que cometeram ato infracional e receberam medida socioeducativa de Liberdade Assistida ou Prestação de Serviço Comunitário. As medidas socioeducativas, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA Lei federal 8069/1990), são determinadas pelo Juizado da Infância e da Juventude e cabe a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), através da Proteção Social Especial (PSE), coordenar, acompanhar e orientar a execução das medidas, oferecendo as condições necessárias para que os adolescentes efetivamente as cumpram. O atendimento socioeducativo é oferecido nos nove Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e conta com um técnico referência em cada CREAS, educadores sociais e advogado, conforme orienta o Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

SERVIÇO:

O quê: Exposição de Fotos de Adolescentes do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto

Quando: de 22 a 28 de março de 2019

Horário: De segunda a quinta-feira das 9h às 18h. Sextas-feiras das 9h às 15h.

Local: Câmara de Vereadores de Porto Alegre - Av. Loureiro da Silva, 255.

Mariana Caldieraro

Matheus Beust