Conferência Municipal de Assistência Social tem início nesta quarta

14/08/2019 09:05

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social ocorre nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15, das 8h às 17h, no Prédio 40 da Pucrs (avenida Ipiranga, 6681). Cerca de 400 delegados indicados nas pré-conferências irão propor e deliberar diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (Suas), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. As inscrições podem ser realizadas pelo link: http://bit.ly/cmaspoa

Neste ano, a Conferência  propõe o debate sobre o direito à assistência social, gestão, execução e financiamento da política de assistência social, participação e controle social, visando a construção de políticas públicas e a proposição de diretrizes para o aperfeiçoamento das ações efetivadas. As deliberações serão encaminhadas à Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) para o fortalecimento do Plano Decenal, que posteriormente será analisado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

"A participação efetiva de usuários, trabalhadores, representantes de entidades e representante da gestão é fundamental, essencial para discutirmos melhorias na vida das pessoas", destaca a conselheira da Comissão Regional de Assistência Social (Coras) da região Eixo Baltazar, Tânia Mara. A fim de ampliar a participação popular e o engajamento dos adolescentes, as conferências têm atraído um grande número de jovens, possibilitando um amplo debate, reflexão e participação da juventude na discussão da assistência social e suas demandas para o seu município, para o Rio Grande do Sul e para o Brasil.

O evento vai reunir representantes de entidades, usuários, trabalhadores da política de assistência social e gestores das políticas públicas, a fim de tratar da política de assistência social.

Luiz Adriano Madruga

Taís Dimer Dihl