Exposição traz inclusão de crianças da Fasc pela arte

12/11/2019 19:57
Alex Rocha / PMPA
assistência social
Mostra está aberta à visitação no Paço dos Açorianos até o dia 29, de segunda a sexta-feira

A solenidade de abertura da exposição de telas pintadas por crianças e adolescentes dos Abrigos Residenciais – AR 7 e AR 8 - da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) aconteceu no final da tarde desta terça-feira, 12, no Paço Municipal, com a presença das crianças que participam do projeto, convidados e autoridades. A exposição é decorrente do trabalho realizado pelo projeto Artinclusão, financiado pelo Fumproarte, que acontece às quartas-feiras no AR7 e é coordenado pelo artista plástico Aloízio Pedersen. Idealizador do projeto, Pedersen emocionou-se ao entregar o resultado das oficinas de pintura. "É uma grande oportunidade poder apresentar toda a potência do fazer artístico para a inserção social”.

As crianças presentearam cada autoridade com uma tela, como lembrança do trabalho desenvolvido no abrigo. A presidente da Fasc, Vera Ponzio, foi uma das agraciadas e enfatizou que a arte é uma expressão da vida. "Ressignifica as possibilidades de futuro das crianças e adolescentes atendidas pela fundação”.

A primeira-dama Tainá Vidal destacou a exposição como muito mais do que uma mostra artística. "É a prova de que a arte é capaz de mudar a realidade das pessoas, incluí-las, e mudar o destino de quem, talvez, não tivesse um destino tão bom assim”.

Cerca de 30 telas pintadas estão expostas e podem ser conferidas no Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10), até o dia 29 de novembro, com visitação aberta das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, gratuita e aberta ao público. A promotora de Justiça da Infância e Juventude, Cinara Vianna Dutra Braga, elogiou o trabalho realizado e destacou a importância da inclusão pela arte.

Estiveram presentes também o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Esporte interino, Moisés Fraga Gonçalves; o secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse; o secretário adjunto da Cultura, Giovani Tubino; o secretário municipal de Comunicação, Orestes de Andrade Jr.; o juiz de Direito titular do 1° Juizado da Infância e Juventude, Daniel Englert Barbosa; a coordenadora de artes plásticas da Secretaria Municipal da Cultura, Adriana Boff: a conselheira tutelar e coordenadora da região Centro, Gisele Aberbuj; e a diretora técnica da Fasc, Vanessa Baldini.

Projeto - As oficinas de pintura com os abrigados ocorrem uma vez por semana e vão prosseguir até janeiro de 2020. Entre tintas, telas e muitas cores, os participantes têm acesso a relatos da história de infância de grandes artistas nacionais e internacionais que resignificaram seus sofrimentos em desenhos e pinturas. E com alegria e criatividade, as crianças e adolescentes manifestam emoções e esperanças produzindo releituras de obras em suas telas de artistas como Jackson Pollock, Edvard Munch e Tarsila do Amaral. Cerca de 20 crianças e jovens participam do projeto.

Mariana Caldieraro

Gilmar Martins