Jovens atendidos pela Fasc debatem direitos e confraternizam

03/12/2019 19:56
Luis Adriano Madruga / FASC / PMPA
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Encontro marcou encerramento de atividades em grupo deste ano entre jovens do Creas Lomba do Pinheiro

Adolescentes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Lomba do Pinheiro participaram, nesta terça-feira, 3, de encontro de revisão e encerramento das atividades em grupo de 2019. O projeto foi elaborado pela doutoranda em Psicologia Social Aline Kelly da Silva e as oficinas foram desenvolvidas em conjunto com o educador social Lucas Larsson e o advogado Robinson Azevedo, que iniciou o trabalho detalhando cada item do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com ênfase aos direitos.

Para a assistente social Maria Fernanda Landim, a iniciativa da Fasc, desenvolvida na sede da Associação dos Servidores do Judiciário (ASJ), na Zona Sul da Capital, contribuiu também para uma confraternização muito positiva. Além de discussões e esclarecimentos, a turma teve acesso aos equipamentos esportivos da ASJ, desde a pista de skate, passando pela quadra de vôlei de campo de futebol, até as piscinas para brincadeiras. As atividades terminaram com um farto galeto. “Foi um dia para não esquecer, em contato com a natureza e a certeza de que o ano foi de boas contribuições para o futuro de nossos jovensâ€, diz Maria Fernanda.

Durante o ano todo, a cada 15 dias, foram montados círculos de construção da paz para discussão de dificuldades da adolescência, racismo, gênero, saúde e violência. "Os debates, com postura crítica, tiveram o objetivo do despertar interior", observa a coordenadora do Creas, Marilane Tosi Ribeiro.

  

 

Gladis Ybarra

Rui Felten