Pessoas em situação de rua participam dos Jogos de Inverno

25/07/2019 16:58
Divulgação / PMPA
FASC
Atividade reuniu cerca de cem pessoas em situação de rua

A 1ª edição dos Jogos de Inverno reuniu em torno de cem pessoas em situação de rua atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nesta quinta-feira, 25, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA). a programação promovida pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) em parceria com a Ilê Mulher teve como principal atividade um campeonato de futebol.

De acordo com a assistente social do SCFV, Vanessa Ribeiro, os eventos reforçam as construções diárias no processo de cidadania. “Promovemos atividades socioeducativas que fomentam os processos coletivos”, destaca.

Os usuários do serviço colaboraram na criação das regras dos jogos e participaram ativamente dos processos. “Convivência é trabalhar com as diferenças. O nosso objetivo foi proporcionar um espaço de integração e de interação a partir da diversidade”, acrescenta Vanessa.

Cinco times de futebol participaram do campeonato sendo os grupos do CAPS AD IV, SCFV, Centros POP I e III e EPA.  A ação contou com a rede parceira como as equipes da Abordagem Social e Consultório de Rua.“Eventos como esse são muito legais e interativos. Aprendemos a lidar um com o outro, respeitar e reconhecer o trabalho do outro”, enfatiza Diego Martins, 29 anos, que participou no time do EPA.

Atualmente 90 pessoas são atendidas diariamente no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos executado pela organização social Ilê Mulher, que fica localizada na rua Santo Antônio, 64.

O objetivo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é assegurar espaços de convívio que favoreçam o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade, valorizando os indivíduos através do resgate de suas culturas e a promoção de vivências que contribuam com o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e identidade.

Mariana Caldieraro

Taís Dimer Dihl