Prefeitura segue cadastrando flanelinhas para novas oportunidades

04/12/2019 09:21
Luis Adriano Madruga / FASC / PMPA
Objetivo é gerar qualificação, trabalho e renda em outras atividades

A prefeitura segue com o cadastramento e atendimento de guardadores autônomos de veículos automotores (flanelinhas) no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro, unidade da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). O serviço funciona na rua Engenheiro Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, s/nº - Vila Lupicínio Rodrigues, bairro Menino Deus. Os telefones para contato são 3289-5049 e 3289-5048.

Entre os dia 26 de novembro e essa terça-feira, 3, uma equipe integrada por representantes das secretarias municipais de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Esporte, e Segurança, com apoio da Fasc, do Sine e da Guarda Municipal, fez abordagens educativas a flanelinhas em diferentes pontos da cidade. O objetivo foi identificar quem são as pessoas que atuam na atividade, quais suas necessidades e como gerar oportunidades de formação, trabalho e renda para elas. No total, foram realizados 104 cadastros na operação, que passou por parques, praças e zonas de grande movimentação da Capital.“A ação foi muito satisfatória. Conseguimos alcançar e informar esse público sobre as oportunidades que temos", diz a articuladora da Fasc no território Centro, Neiva Chaves.

Nova legislação - No dia 25 de novembro, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei complementar do Executivo (PLCE) que proíbe a atividade de guardador de carros na cidade. O Legislativo ainda não enviou a redação final do projeto para o Executivo. Assim que isso ocorrer e o prefeito Nelson Marchezan Júnior sancionar a nova lei, os serviços de estacionamento de veículos em vias públicas, mediante cobrança de pagamento ou qualquer espécie de contribuição, poderão ser explorados somente pelo Município ou por concessionários ou permissionários. O PL se tornou necessário em razão das reiteradas manifestações da população sobre constrangimentos, coação e ameaças praticadas por pessoas que exercem a atividade ilegalmente.

Mariana Caldieraro

Taís Dimer Dihl