Projovem da região Centro/Ilhas/Farrapos destaca adolescentes

11/12/2018 18:05

A 4ª Mostra de Atividades do Projovem Adolescente marcou a conclusão dos trabalhos realizados em 2018, na tarde desta terça, 11, no auditório do Pão dos Pobres. Na ocasião, foram entregues certificados para cerca de 90 jovens dos grupos da região Centro/ Ilhas/ Farrapos.

Os adolescentes que integram os serviços da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) apresentaram diferentes tipos de arte para familiares, amigos, padrinhos e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Teve música, esquetes, vídeo, dança e encenações teatrais. 

“É um momento que eles mostram o que aprenderam ao longo do ano. Nas apresentações eles falam de temas como cidadania, esporte e mercado de trabalho. Também trabalham a timidez e a autoestima. É muito gratificante”, enfatiza o coordenador do Projovem da região, Joel Rodrigues. A adolescente Gabrielly de Campos conta o significado das atividades para sua vida. “Estou muito emocionada. Neste lugar eu aprendo a levantar a cabeça em meio às lutas. Eu amo estar aqui”, relata.

Projovem - Coordenado pela Proteção Social Básica da Fasc, o Projovem Adolescente é um programa federal destinado ao público entre 14 e 17 anos, a maioria oriundos de famílias vinculadas ao Bolsa Família. Referenciado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o programa é executado nas regiões em parceria com entidades de excelência em serviços de assistência social e tradicionais parceiras da fundação como a Associação Beneficente Amurt  Amurtel, Associação de Moradores da Vila Esperança  Cordeiro e o Centro Cultural James Kulisz.  

O Projovem integra Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com oficinas culturais e socioeducativas em turno inverso escolar, além de passeios e outras atividades que promovam as escolhas de caminhos profissionais futuros e o exercício da cidadania. No último ano, o programa atendeu cerca de 1500 jovens.

Mariana Caldieraro

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes