Projovem: futuro melhor para a comunidade da Bom Jesus

28/02/2019 19:10
Luis Adriano Madruga/FASC PMPA
Objetivo é criar e valorizar ações sociais entre os jovens

O Projeto Verão 2019 - Super Projovem trouxe esperança de um futuro melhor para mais de 70 adolescentes em Porto Alegre. Nos meses de janeiro e fevereiro, eles realizaram serviços e atividades nas áreas de educação, cultura, lazer, esporte, qualificação profissional, educação ambiental, social e psicológica. O evento ocorreu no cinema do Centro Cultural Marli Medeiros (CMME), entidade parceira da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), localizada no bairro Bom Jesus.

"O Projovem tem me dado perspectivas de acessar o mercado de trabalho com a certeza de que recebi boa qualificação”, comemora Bryan Argradem, 15 anos, um dos participantes do projeto. O jovem se destacou na apresentação desta quinta-feira, 28, por todo o trabalho realizado com a comunidade da Bom Jesus. Brayan cursa o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Rubem Berta.

O jovem liderou o "Mundo Comunidade" na apresentação. Em forma de game, o grupo era dividido em equipes temáticas - Mundo Natureza, Mundo Comunidade e Mundo Virtual. O objetivo era criar e valorizar ações sociais. Conforme Francyne Rosa, coordenadora interina do Projovem adolescente, "essa avaliação de todo o empenho da turma será um mecanismo de acompanhamento de sua implantação e viabilidade. O projeto veio para captar os pontos mais frágeis e apontar os rumos de superação para elevar o nível de garantia de direitos e compromissos sociais”.

Um dos projetos de maior destaque foi o tapete de tampinhas de garrafa plástica para banheiro e cozinha antiderrapante, oferecido em troca de outras tampinhas com o objetivo de evitar a proliferação do plástico.

Projovem - Coordenado pela Proteção Social Básica da FASC, o Projovem Adolescente é um serviço de convivência com financiamento do governo federal destinado ao público entre 14 e 17 anos de idade, a maior parte oriundo de famílias vinculadas ao Bolsa Família.

Referenciado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o serviço é executado nas regiões em parceria com entidades de excelência em serviços de assistência social e tradicionais parceiras da fundação: Associação Beneficente Amurt Amurtel, Associação de Moradores da Vila Esperança Cordeiro e Centro Cultural James Kulisz (atual CMME). O Projovem integra Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com oficinas culturais e socioeducativas em turno inverso escolar, além de passeios e outras atividades que promovam as escolhas de caminhos profissionais futuros e o exercício da cidadania.

Gladis Ybarra

Fabiana Kloeckner