Argentina x Catar deve atrair grande público neste domingo

23/06/2019 08:39
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Em clima de Copa América, a prefeitura lançou um roteiro especial do Linha Turismo

A partida entre Argentina e Catar, válida pelo grupo B da Copa América, deve atrair um público expressivo à Arena do Grêmio neste domingo, 23, a partir das 16h. A proximidade cultural e de apenas 600 quilômetros com o país vizinho são fatores que podem despertar a vinda de milhares de argentinos à Capital. O confronto é o terceiro realizado capital gaúcha. 

A estimativa das autoridades é que mais de 20 mil argentinos que já estão com reservas confirmadas na rede hoteleira venham a Porto Alegre. No entanto, muitos aficionados devem ficar hospedados em residências de amigos e familiares, ou até em motorhomes ou acampados em parques. 

A velha rivalidade entre brasileiros e argentinos se limita apenas aos campos de futebol. No turismo, a relação é de parceria e crescimento mútuo. De acordo com o Anuário Estatístico publicado em 2018 pelo Ministério do Turismo, a Argentina responde por mais de 80% do total de turistas internacionais que visitaram o Rio Grande do Sul em 2017. No mesmo ano, mais de um milhão atravessaram a fronteira em direção ao Estado. O número foi quase seis vezes maior do que o de uruguaios, vice-campeões no ranking de emissores, com 180 mil turistas. 

A capital gaúcha está mobilizada e concentrou esforços de segurança, de estrutura e de mobilidade para receber torcedores, turistas e delegações. Quatro horas antes da partida, começam as alterações e desvios do trânsito para o evento. Três horas antes, inicia-se a operação de linhas especiais para levar os torcedores até o estádio. Serão quatro linhas especiais, com saída em diferentes locais da cidade: Largo Glênio Peres, Terminal Peri Machado (rua Peri Machado), Shopping Iguatemi (rua Antônio Carlos Berta) e Shopping Praia de Belas (rua Cecília Meirelles). Uma hora antes do término dos jogos, será implementado sentido único na avenida AJ Renner, sentido bairro-Centro, até a avenida Amynthas Jacques de Moraes. Veja aqui ações e mapas.

Segurança - Com o objetivo de proporcionar maior segurança à população, a Guarda Municipal atuará no patrulhamento preventivo do Centro Histórico, orla do Guaíba, Linha Turismo e Parque Farroupilha, reforçando as guarnições de área e de fiscalização desses locais. Equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) trabalhará integrada com as demais forças de segurança para apoiar ações de fiscalização e policiamento no entorno da Arena.

Batedores acompanham a escolta das delegações e, em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os agentes de segurança municipais monitoram as torcidas na chegada ao estádio. A Guarda Municipal também apoia os fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE) na fiscalização do comércio ilegal. Além disso, o monitoramento de diversos locais da cidade é feito por câmeras e acompanhado no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic). 

Centro de InformaçõesTurísticas - Com operação reforçada para Copa América até o dia 4 de julho, os Centro de InformaçõesTurísticas (CITs) funcionam todos os dias da semana. Já o CIT Móvel Arena prestará atendimento nos dias de jogos, iniciando três horas antes de cada partida. O atendimento será feito em português, espanhol e inglês, por orientadores turísticos e recepcionistas bilíngues. Saiba mais 

Linha Turismo - Em clima de Copa América, a prefeitura lançou um roteiro especial do Linha Turismo para quem deseja conhecer a cidade e transitar em torno da Arena do Grêmio. O Tour Copa América está disponível até o dia 30 de junho (de quarta-feira a domingo, exceto em dias de jogos), passando por atrativos relacionados à história do futebol e com uma parada especial no estádio do Grêmio. O bilhete custa R$ 30 e a saída ocorre às 10h da Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa. Saiba mais
 
ObservaPOA 
- A prefeitura disponibiliza à população um canal de informações sobre a Copa América. Desenvolvido pelo Observatório da Cidade de Porto Alegre (ObservaPOA) e o Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic), a plataforma traz dados sobre os serviços municipais, como segurança, saúde e mobilidade urbana, entre outros. Acesse aqui


  

 

Gonçalo Valduga

Andrea Brasil