Artigo: É só o começo do reencontro com a orla

02/07/2019 14:36

Os porto-alegrenses têm motivos para comemorar. Com responsabilidade, a Prefeitura aposta na modernização como a melhor forma de atender aos interesses públicos. Desde o início, foi nosso compromisso de campanha investir em parcerias público-privadas e concessões para fazer mais sem utilizar os escassos recursos públicos. 

A revitalização da Orla Moacyr Scliar, inaugurada há um ano, devolveu aos habitantes da nossa Capital a relação com um dos seus patrimônios mais preciosos: o Guaíba. Já entregamos o trecho entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, espaço que oferece contemplação da natureza, prática esportiva e qualidade de vida. Sua reabertura é apenas o ponto de partida de um projeto que resgata a autoestima dos moradores e os reaproxima de um local onde a cidade nasceu, há 247 anos. 

De olho no futuro, nossa gestão promoveu o reencontro dos cidadãos com o lago Guaíba. Criou pontos de circulação seguros e iluminados, o que permitiu o retorno das famílias às rodas de chimarrão e passeios à noite. Atualmente, mais de 60 mil pessoas visitam o local nos fins de semana. A modernização da orla é um testemunho do crescimento econômico da Capital. 

Este ano, iniciam-se as obras do trecho 3, na área da foz do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, até o início do Parque Gigante. O projeto contempla mais quadras esportivas, vestiários e a maior pista de skate da América Latina. Prevê estacionamento, estruturas de bares similares às que funcionam no trecho 1 e mais áreas para atividades culturais. 

Ainda em 2019, a Usina do Gasômetro será remodelada. Nos próximos dias, o edital deve estar concluído para licitar a remodelação, com previsão de entrega até a metade de 2020. Também há estudos em andamento para viabilizar o trecho 2 da orla, nas imediações do Anfiteatro Pôr do Sol, e para a concessão à iniciativa privada do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia), de forma a mantê-lo ativo o ano todo. Por fim, a valorizada Orla de Ipanema, na Zona Sul, deve ganhar cara nova com melhorias no calçadão. 

Viemos até aqui juntos. E, com amor pela cidade, continuaremos a utilizar a criatividade e a inovação como forma de superar os limites do dinheiro público.

Nelson Marchezan Júnior
Prefeito de Porto Alegre

*Artigo originalmente publicado em GaúchaZH de 2 de julho de 2019

 

 

 

Fabiana Kloeckner