EPTC dá palestra para alunos de Centro de Formações de Condutores

24/04/2019 15:38
Eduardo Furtado/EPTC PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Agente reforçou a necessidade de um comportamento seguro no trânsito

A prefeitura, pela Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou, nesta manhã, 24, uma palestra sobre comportamento seguro no trânsito para alunos do Centro de Formação de Condutores (CFC) Exemplar, localizado na av. Nilo Peçanha nº 2.576. A ação desta quarta-feira representou a 17ª palestra dos agentes de educação nestes quatro primeiros meses de 2019, desenvolvidas em nove CFCs da Capital, para 255 alunos.

Instrutora desde 1991, Léia Gavronski, elogiou a parceria com a EPTC para um trânsito com menos conflitos: “Este trabalho ajuda muito neste esforço por uma mudança de cultura, com mais respeito nas relações entre as pessoas na circulação da cidade. Infelizmente ainda temos que evoluir muito neste sentido. Diversos motoristas são agressivos, ficam bem irritados no trânsito. Tem condutor que não respeita nem os carros de autoescola. O importante é não ser individualista, pensar no coletivo”.

Em busca de sua primeira habilitação, o aluno Vinícius Schneider acredita que, no Brasil, a punição para determinadas infrações no trânsito é muito leve: “No Japão, por exemplo, quem bebe e dirige, se for pego numa blitz, pega cinco anos de prisão, além de uma multa de cerca de R$ 20 mil. Aqui se desrespeita frequentemente até o sinal vermelho, entre outras irregularidades. Temos que avançar muito em comportamento no trânsito”.

Durante a palestra aos alunos do CFC, o agente Júlio Almeida da CEM reforçou a necessidade de um comportamento seguro no trânsito: “Mesmo que tenha acontecido uma redução na violência no trânsito da Capital, os números da acidentalidade ainda são preocupantes. Uma mudança de cultura depende do esforço de cada um de nós, com mais respeito nas relações do dia a dia da circulação. Saber dividir os espaços é não fazer para o outro o que eu não quero para mim também é uma boa atitude no trânsito”.

Programação -  Além de uma palestra às 10h30 de sexta-feira, 26, no CFC Touring, av. João Pessoa nº 363, estão programadas, também, ações focadas em questões envolvendo atropelamentos, principalmente no segmento dos pedestres idosos, de acordo com o Programa Vida no Trânsito, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a EPTC. Neste sentido, acontecerão ações no Hospital Divina Providência, Rua da Gruta nº 145, às 14h de quarta-feira, 24; e às 14h de quinta-feira, 25, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Hípica, rua Geraldo Tollens Linck nº 235.

Igualmente acontecerão os seguintes eventos em escolas e em instituições responsáveis por projetos sociais: Escola Fernando Ferrari, rua Upamaroti nº 1.200, às 10h de quinta-feira, 25; e no Gigantinho, Projeto Interagir, às 10h e 14h de sexta-feira, 26.

Claudio Furtado

Gilmar Martins