Previsão de pautas: quinta-feira, 19 de setembro

19/09/2019 08:29
PRAÇA - O sétimo local a receber as intervenções do maior contrato de manutenção do mobiliário de praças e parques de Porto Alegre é a Praça Darcy Azambuja, no bairro Partenon. Nesta quinta-feira, 19, a partir das 8h30, o prefeito Nelson Marchezan Júnior acompanha o andamento das ações de revitalização na rua Dr. Fernando Ortiz Schneider. As atividades de manutenção são realizadas pela empresa Ecsam e fiscalizadas pela Unidade de Conservação e Manutenção (UCM) da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
 
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - A prefeitura entrega, nesta quinta-feira, 19, quarenta e uma matrículas a moradores da Vila Vale do Salso 1, bairro Restinga. O ato ocorre às 10h30, no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico). Será regularizada uma área de 2.832 metros quadrados. A regularização da Vila Vale do Salso 1 foi premiada com o Selo de Mérito Nacional 2019 na categoria projetos voltados à produção de habitação de interesse social. A premiação ocorreu durante o 66º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, em Foz do Iguaçu.
 
CIDADES INTELIGENTES - Será realizada nesta quinta-feira, 19, a assinatura de um memorando de entendimento entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Mastercard que vai marcar a entrada da Capital na rede internacional City Possible.O ato vai ocorrer às 14h, no Salão Nobre do Paço Municipal. O ingresso na rede irá possibilitar que a Capital tenha contato com parceiros nacionais e internacionais que trabalham com cidades inteligentes e podem colaborar com o desenvolvimento e financiamento de projetos da prefeitura.
 
PROFESSORES - O prefeito Nelson Marchezan Júnior autorizou o chamamento de 139 professores temporários para a rede municipal de ensino a fim de suprir as necessidades de pessoal nas escolas da rede pública. Os contratados atuarão nas áreas de Anos Iniciais (70 professores), Educação Infantil (25), Educação Física (15), Artes (8), Língua Inglesa (6), Matemática (5), Língua Portuguesa (4), História (3) e Geografia (3). Os convocados deverão comparecer nesta quinta-feira, 19, às 10h, na rua Siqueira Campos, 1.300, sala 915 ou reagendar sua apresentação pelos telefones (51) 3289-1253 ou 3289-1251. Os contratos têm vigência de um ano e podem ser prorrogados uma vez pelo mesmo período. 
 
FESTIVAL DE MÚSICA - Será nesta quinta-feira, 19, a partir das 20h, a segunda eliminatória do 14º Festival de Música de Porto Alegre. Concorrem 11 canções, sendo sete da categoria Geral e quatro da categoria Músico de  Rua. O festival está dividido em quatro etapas classificatórias e uma final. Nesta quinta-feira, 19, apresentam-se no Teatro da Amrigs (avenida Ipiranga, 5311), representantes da região Leste. As demais etapas eliminatórias ocorrem ainda em setembro, por regiões da cidade,  23 (Oeste) e 25 (Sul) também no Teatro da Amrigs, com início às 20h30.  Serão escolhidas mais três músicas. Os responsáveis pela escolha são os jornalistas Juarez Fonseca, Carol Zatt, Lucio Brancato, o maestro Tiago Flores e o rapper Piá. A apresentação será comandada pelo radialista Marco Fonseca, o Capu.
 
SEMANA DO TRÂNSITO - O 2º Seminário Nacional de Trânsito será realizado nesta quinta-feira, 19, das 8h30 às 12h, no Salão de Atos 2 do Campus Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), na avenida Paulo Gama, 110, bairro Bom Fim. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste site. A organização do seminário entregará certificados de participação. Inserido na programação da Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, o evento é uma iniciativa da prefeitura, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), Ufrgs, Programa Vida no Trânsito e Comando Rodoviário da Brigada Militar.
 
SEMANA DA PRIMAVERA - Em sua 29ª edição, a Semana da Primavera é promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e se estende até o dia 29. O plantio de mudas de árvores nativas ocorrerão em três datas distintas: na quarta, 18, quinta, 19, e sábado, 21. A iniciativa é alusiva ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21. As ações de plantio nas escolas serão realizadas em conjunto com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Na tarde desta quinta, 19, é a vez dos alunos do Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot (rua José Honorato dos Santos, 10, bairro Cidade Baixa) participarem da implantação da composteira e do plantio de outras dez mudas nativas. Confira a programação completa clicando aqui
 
CMET PAULO FREIRE - O Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (CMET) Paulo Freire, no bairro Santana, completa nesta quinta-feira, 19, trinta anos dedicados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental. Para celebrar o aniversário, a escola preparou uma programação especial que contempla atividades até ao final do ano. Na tarde desta quinta, estudantes e professores fazem uma caminhada no entorno da escola, divulgando à comunidade o trabalho e os serviços oferecidos pelo CMET. A EPTC acompanha a ação. Após a caminhada, estão previstas apresentações de música e, para encerrar a tarde, haverá o parabéns coletivo para a escola, com bolo para os alunos. 
 
MONUMENTOS - Dentro da Programação da Exposição Monumentos & Arte: a história da cidade em risco, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) promove nesta quinta-feira, 19, entre 14h e 16h, uma sessão de demonstração sobre realidade virtual a partir de monumentos, peças de museus e edifícios escaneados, voltada a estudantes de escolas de ensino fundamental, como a Escola Estadual de Ensino Fundamental Araújo Viana, do bairro Partenon, já com presença confirmada. O objetivo da exposição é conscientizar para a importância da preservação dos monumentos públicos de Porto Alegre.
 
BOTA-FORA - O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro. Nesta quinta-feira, 19, a ação será realizada na comunidade Colina do Prado (bairro Jardim Carvalho).
 
BASQUETE - Três partidas de basquete movimentam os Jogos Abertos de Porto Alegre (Japa) nesta quinta-feira, 19. As disputas válidas pela categoria juvenil masculino ocorrem a partir das 19h, no Ginásio Tesourinha, na avenida Érico Veríssimo, s/nº. Nesta rodada, as equipes ACM, Tesourinha e Restinga jogam entre si. O Japa está na sua 13ª edição. A competição envolve crianças e adolescentes vinculados a clubes, escolas, associações esportivas e unidades da Diretoria de Esporte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). A proposta é incentivar a participação dos jovens, a educação e a democratização por meio do esporte.
 
FOCOS DE LIXO - Estão abertas as inscrições para o Creathon, um evento para transformação de projetos em pilotos, com soluções viáveis para reduzir focos de lixo em Porto Alegre. O desenvolvimento ocorrerá de 25 de outubro a 29 de novembro e contará com atividades on-line e presenciais, em local a ser definido, sob a supervisão de mentores especializados na temática que apoiarão os modelos de negócio, projetos de implantação e sustentação das iniciativas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 16 de outubro pelo site do Creathon. Podem participar grupos de três a seis pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, estudantes, empresas juniores, sociedade em geral, organizações sem fins lucrativos, além de pequenas e médias empresas (start ups). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e do Departamento Municipal de Limpezas Urbanas (DMLU), com o Pacto Alegre.
 
ACAMPAMENTO FARROUPILHA - Mais importante festa do tradicionalismo gaúcho, o Acampamento Farroupilha ocorre no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) até 22 de setembro e tem expectativa de superar o público do ano passado, que foi de 1 milhão de visitantes. O tema desta edição é Vida e Obra de Paixão Côrtes, morto em 2018 aos 91 anos.  A Prefeitura de Porto Alegre estará presente no Acampamento Farroupilha levando opções de cultura, lazer e serviços para a população. Por meio do programa “Turismo de Galpão”, os visitantes terão a oportunidade de participar de oficinas sobre gastronomia gaúcha, chimarrão e churrasco, além de outras atividades. Confira aqui a programação completa dos Festejos Farroupilhas 2019.
 
EM CENA 1  - O 26º Porto Alegre em Cena prossegue até 22 de setembro com diversas atrações nos palcos da cidade. O festival é apresentado pelo Ministério da Cidadania - Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Porto Alegre - Secretaria Municipal da Cultura, Braskem e Banco Itaú. Conta com patrocínio de Panvel Farmácias. Tem apoio cultural de Porto Alegre Airport, administrado pela Fraport Brasil, Theatro São Pedro, Vitlog, PUCRS e Sesc - Sistema Fecomércio.. Veja aqui a relação completa de espetáculos Veja aqui a programação paralela
 
EM CENA 2 - As apresentações de Happi – A Tristeza do Rei durante o 26º Porto Alegre em Cena ocorrem nesta quarta-feira, 18, e quinta-feira, 19, às 19h, na PUCRS (Teatro Prédio 40). O espetáculo de dança contemporânea é fruto da colaboração de dois artistas de origem africana radicados na França: James Carlès, intérprete e coreógrafo, de origem camaronesa, e Heddy Maalem, coreógrafo, nascido na Algéria. Os ingressos custam R$ 80 (inteira) / R$ 40 (meia-entrada) e podem ser adquiridos neste link.  Happi é o nome de uma pessoa que realmente existiu. Foi o rei de Bana, uma das nações do  oeste do Camarões. Em 1880, permitiu que os alemães entrassem nas terras do Camarões por razões geopolíticas. Foi ele também que deixou serem presos, como escravos, os dois irmãos mais velhos do avô paterno de James Carlès. Esta obra trata da memória e da história desses dois eventos. 
 
EPTCHÊ - Cerca de dois mil estudantes de 38 escolas da Capital, representantes dos ensinos municipal, estadual e particular, realizarão atividades educativas até 19 de setembro no EPTCHÊ, tradicional espaço da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no Acampamento Farroupilha. A programação inclui palestras, teatro e passeios pelo tradicional espaço da tradição gaúcha. Com apoio da Associação de Funcionários (Afep), pelo DTG Querência de Tropeiros, o piquete fica localizado na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, em frente ao TRF da 4ª Região. O local receberá turmas escolares pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 17h. Veja aqui a programação da semana.
 
MICRORREVOLUÇÃO URBANA - Tem uma ideia que possa gerar uma microrrevolução em Porto Alegre? A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) estão selecionando essas ideias por meio do Desafio Microrrevoluções Urbanas, que recebe inscrições até 18 de outubro. A iniciativa é liderada pela Coordenação de Educação e para Mobilidade da EPTC, com o objetivo de promover o debate a respeito do tema Mobilidade Urbana – Um Desafio sobre o Pedestre Idoso e o Motociclista, buscando contribuições e ideias para a inovação no setor. Podem participar do concurso equipes compostas por alunos de instituições de ensino superior. Para mais informações, acesse o regulamento aqui.
 
MEIO AMBIENTE - As inscrições para a eleição de entidades ecológicas para comporem o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) podem ser feitas até o dia 20. Com o objetivo de desenvolver políticas públicas para o meio ambiente, o Conselho possibilita a participação direta da sociedade civil na administração municipal. Mensalmente, os órgãos públicos, setores empresariais, políticos e as organizações da sociedade civil se reúnem com o objetivo de buscar soluções para os problemas ambientais que afetam Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas com o envio de mensagem para o e-mail apedemars@gmail.com, com a documentação necessária anexada. Clique aqui para acessar o edital, na página 19. 
 
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - Parceiro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) na oferta de cursos gratuitos, o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee/RS) está com vagas abertas para diversas oficinas de qualificação profissional. A programação vai até o dia 26 e será ministrada no Ciee do Centro, na avenida Borges de Medeiros, nº 328 / 8º andar – Sala 84. As oficinas terão duração de duas horas, são gratuitas e direcionadas para o público em geral, maior de 14 anos. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail secretaria.socioeducativo@ciee.rs.org.br  informando os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, CPF ou RG, oficina que possui interesse em participar, telefone de contato, cidade e bairro onde mora. Também é possível se inscrever pelos telefones (51) 3284-7098/3284-7195 ou pelo site https://portal.ciee.org.br/rs (é necessário fazer o cadastro na opção estudante).
 
TRÂNSITO - Está fechado aos veículos em geral o retorno para a região central localizado atualmente na avenida Chuí, proximidades da interseção com a rua Ibicuí, no bairro Cristal. O bloqueio acontece em função do elevado número de conflitos de trânsito registrados no local, com desrespeito à sinalização existente. A empresa informa, também, que o retorno para a Zona Sul permanecerá aberto no local para os veículos que buscam acessar a avenida Chuí. Os condutores que necessitam retornar para a área central deverão utilizar a nova rotatória localizada na interseção das avenidas Chuí e Icaraí, localizada a aproximadamente 300 metros do acesso bloqueado. Técnicos e agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irão monitorar as mudanças.
 
ÁREA AZUL 1 - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que começou a implantação da Área Azul Digital no entorno do Shopping Praia de Belas. Serão sete terminais e 144 vagas nas ruas Baronesa do Gravataí e Marcílio Dias e nas avenidas Ganzo e Bastian. A informação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta sexta-feira. Com a ampliação, o estacionamento rotativo na Capital passa a contar com 4.469 vagas. O início da operação, cobrança e fiscalização está previsto para 7 de outubro. A concessionária Zona Azul Brasil, vencedora da licitação, vai divulgar a nova área em jornais de grande circulação e mídias sociais, conforme prevê o edital. Também será feita divulgação no local com distribuição de panfletos explicativos para a população que vive e circula na região.
 
ÁREA AZUL 2 - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que iniciou a operação de 136 novas vagas de estacionamento rotativo no bairro Moinhos de Vento. O contrato com a empresa Zona Azul Brasil, vencedora da licitação, prevê a ampliação do espaço de estacionamento rotativo. Com as novas áreas nas avenidas Mariland, Nova Iorque, Cel. Lucas de Oliveira, Bordini e 24 de Outubro, Porto Alegre passa a contar com 4325 vagas. O sistema funciona em dias úteis, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h. 
 
SEMÁFOROS INTELIGENTES - A prefeitura prorrogou até 20 de setembro o prazo do chamamento público para teste de novas tecnologias para semáforos inteligentes. A iniciativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) busca aferir e especificar a tecnologia para posterior compra por meio de licitação. A ampliação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) – página 31. Foi necessário um prazo mais longo para o protocolo das empresas, em razão das especificações técnicas e homologações necessárias aos testes. O edital poderá ser adquirido na Coordenação de Compras e Licitações da EPTC, situada na rua João Neves da Fontoura, número 7, ou gratuitamente no site www.eptc.com.br. Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail: licit@eptc.prefpoa.com.br.
 
TROCA DE LIVROS - A Secretaria Municipal da Cultura está com inscrições abertas para a 18ª Edição da Feira de Trocas de Livros, que ocorre no dia 28 de setembro, das 10h às 17h, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (avenida Erico Verissimo, 307, Menino Deus). As entidades participantes deverão enviar a ficha de inscrição preenchida para o -mail bibliot@portoalegre.rs.gov.br até o dia 23 de setembro, ou até o preenchimento das 20 vagas disponíveis. A feira será realizada no saguão em espaços individuais pré-determinados pela coordenação do evento. O regulamento para a participação na feira está disponível neste link.
 
DANÇA - O Grupo de Danças da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Tristão Sucupira Vianna, em parceria com o Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Secretaria Municipal de Educação, abriu as inscrições para bailarinos interessados em participar a 1ª Mostra de Dança Inclusiva. Os interessados devem preencher e enviar a ficha de inscrição online até o dia 24 de setembro. As coreografias devem ter no máximo cinco minutos. A falta das informações solicitadas na ficha de inscrição ou a não adequação às exigências do evento implicam na automática eliminação da seleção. As coreografias selecionadas serão divulgadas no dia 27 de setembro no blog do Centro de Dança. 
 
VACINA BCG - Para proteger as crianças contra as formas graves de tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está expandindo para as maternidades de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a administração da vacina BCG. O hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) está imunizando os recém-nascidos desde o fim de julho, e o Conceição, desde o mês de junho. A implantação da BCG nas maternidades é uma das ações previstas no Plano de Enfrentamento à Tuberculose, lançado em fevereiro pela SMS. A vacina é indicada em dose única, como rotina a partir do nascimento – administrada preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido -, podendo ser feita até os 5 anos incompletos. 
 
FÓRUM DO TRABALHO - Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Fórum Municipal do Trabalho que será realizado dia 15 de outubro, das 13h 30 às 17h30, no Teatro do Sesc (av. Alberto Bins, 665). As inscrições são limitadas a 300 lugares e podem ser feitas neste link. Os participantes recebem certificados com carga horária de 4h. O evento é promovido pela Prefeitura de Porto Alegre e pela Comissão Municipal de Emprego, com apoio do Sesc-RS, do Sindilojas Porto Alegre e da Milano Assessoria. O tema de 2019 é a importância do empreendedorismo para o crescimento do país e geração de emprego e renda.
 
PROTÁSIO ALVES - A construtora Gripeng Ltda. iniciou as obras para instalação de barreiras de concreto no corredor de ônibus da avenida Protásio Alves. Seis estações com uma média de 250 metros cada, totalizando 1.635 metros de extensão, receberão 814 barreiras do tipo new jersey no trecho entre o Hospital de Clínicas e o Colégio Santa Inês. A primeira estação será a que fica próxima ao hospital.  A previsão é de aproximadamente três meses para a instalação nas seis estações. Durante a execução, os terminais em obras não funcionarão. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os desvios de trânsito vão ocorrer das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados e domingos.
 
ARTISTAS MULHERES - A exposição Artistas Mulheres: tensões e reminiscências está aberta à visitação na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias,973 – Centro Histórico) até 22 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. A proposta dá prosseguimento ao projeto Mulheres Nos Acervos, que questiona a assimetria de gênero nas instituições públicas de arte de Porto Alegre. Nessa exposição, as curadoras Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin escolheram mostrar todas as artistas mulheres presentes na Pinacoteca, dado que são somente vinte e duas em comparação a 76 artistas homens.
 
PINACOTECA ALDO LOCATELLI - As exposições da Mostra Coletiva do 3º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea e BIO-I, do artista David Ceccon, estão abertas para visitação na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos - Praça Montevidéu, 10) . A entrada é gratuita. Visitação até 4 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. (fotos) A Mostra Coletiva do 3º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea reúne obras de dez artistas selecionados por um júri brasileiro e um júri francês do Centre Intermondes. Já a exposição BIO-I, individual do artista visual David Ceccon, vencedor da segunda edição do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, está sendo apresentada na Sala da Fonte, também na Pinacoteca Aldo Locatelli. A exposição reúne os trabalhos desenvolvidos durante a residência no Centre Intermondes (La Rochelle, França) em 2018, na qual o artista voltou sua pesquisa para as temáticas de gênero, identidades, autorrepresentação e ficção no espaço digital.
 
OPERAÇÃO INVERNO - A Operação Inverno ampliou o número de vagas em albergues para pessoas em situação de rua e vai oferecer, até setembro, 60 acomodações a mais. A ação é coordenada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). As novas vagas serão abertas no Albergue Felipe Diehl, situado na Praça Navegantes. Além do Felipe Diehl, a população em situação de rua conta com outros dois locais de acolhimento: o Albergue Municipal e o Albergue Dias da Cruz. Localizado na rua Comendador Azevedo, 270, no bairro Floresta, o Municipal oferece 120 vagas por noite. No Dias da Cruz, na avenida Azenha, 366, bairro Azenha, são atendidas 90 pessoas diariamente. Em todos eles, as pessoas acolhidas podem pernoitar e recebem alimentação e cuidados de higiene. O atendimento funciona das 19h às 7h. Nos albergues, também são feitos encaminhamentos para a rede de assistência social do município e para os benefícios das políticas públicas da prefeitura.
 
ISS E IPTU - Os prazos de parcelamento de dívidas judicializadas de ISS e IPTU sofreram alterações. Decreto publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) prevê prazo máximo de pagamento em 60 parcelas mensais. Os valores mínimos das parcelas permanecem R$ 30 para pessoas físicas e R$ 80 para pessoas jurídicas. O contribuinte que quiser quitar ou parcelar dívidas judicializadas deve procurar o Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que funciona no prédio do Foro Central de Porto Alegre. O atendimento é feito presencialmente, por ordem de chegada, ou de forma remota, para contribuintes que não residem em Porto Alegre. Clique aqui para ver o passo a passo para o pagamento.
 
LICENCIAMENTO - O Escritório de Licenciamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) passa a oferecer um novo sistema de agendamento para atendimento presencial. Por meio do link agendamento.procempa.com.br, interessados em receber atendimento sobre os serviços prestados pelo setor, como protocolos de projetos, vistas e cópias de Expedientes Únicos, licenciamento expresso e plantões técnicos, por exemplo, poderão agendar on-line. Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (51) 3289-7400.
 
ESTAGIÁRIOS - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) mantém processo seletivo permanente para contratação de estagiários para as 99 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As vagas são para estudantes de nível médio, do curso Normal (Magistério), e superior, em diversas áreas do conhecimento, para apoio aos professores e alunos nas atividades pedagógicas da escola. A prioridade é para estagiários do curso de Pedagogia.  Para candidatar-se, o estudante deve preencher o cadastro no site do programa de estágios da prefeitura. É necessário estar matriculado e ter 16 anos completos até a data da inscrição. Saiba mais.
 
MARQUISES - Com o objetivo de evitar acidentes com marquises e sacadas projetadas sobre logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) alerta síndicos e proprietários sobre a importância da apresentação do Laudo de Estabilidade Estrutural em dia. A legislação atual estipula que o laudo deve ser apresentado a cada três anos, cabendo aos proprietários a manutenção e a conservação de fachadas, sacadas e marquises. O valor da multa é R$ 2.083,87. O laudo assinado por um responsável técnico deve ser protocolado na sede do Escritório de Licenciamento (rua Júlio de Castilhos, 505). Mais informações podem ser acessadas neste link. A Unidade de Manutenção Predial pode ser contatada pelo telefone (051) 3289-8827.  
 
ESCOLA DO TRABALHADOR - O Sine Municipal disponibiliza, em 2019, uma sala para cursos do projeto Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. A estrutura física, com equipamentos de informática e mobiliário, foi montada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem custos para a prefeitura. O Sine cederá profissionais para monitoria, acompanhamento, organização e execução do projeto. A sala fica na sede da unidade da esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá. Os alunos poderão usar o espaço das 8h às 17h.
 
POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do poa.hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017. Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui
 
ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se  à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.
 
BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.
 
ALUGUEL SOLIDÁRIO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.  
 
AÇORIANOS DE DANÇA - Estão abertas, até o dia 15 de dezembro, as inscrições ao Prêmio Açorianos de Dança 2019. Podem se inscrever espetáculos, performances, produções e projetos que estrearam em Porto Alegre no ano de 2019, produzidos por artistas locais ou aqui radicados (veja o cronograma completo abaixo). O edital estará à disposição dos participantes junto ao Centro de Dança, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na av. Erico Verissimo, nº 307. O documento também pode ser acessado na página da Secretaria Municipal da Cultura, no Diário Oficial de Porto Alegre e no blog do Centro de Dança

  

 

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes